13 DEZ 2023
Seu Remédio: Prefeitura inaugura Farmácia 24 horas nesta 5ª feira

Além de zerar a fila por medicamentos, novo programa municipal amplia número de remédios fornecidos à população

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, inaugura nesta quinta-feira (14), às 8h, a Farmácia Municipal 24 horas no prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A novidade faz parte do Programa Seu Remédio, que já zerou a fila de medicamentos e ampliou o número de itens da cesta de remédios.

A partir de agora, o paciente atendido na UPA de madrugada, por exemplo, não precisará mais esperar a abertura da farmácia Central ou das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para retirar o medicamento. A medida atende lei municipal do vereador Alécio Cau e ainda contempla a legislação federal que trata do controle sanitário de medicamentos.

SEU REMÉDIO

A ampliação do acesso aos medicamentos faz parte do programa Seu Remédio, que será lançado pela prefeita Capitã Lucimara de Godoy na mesma data. Além dos itens obrigatórios, a atual administração já ampliou em 12% a quantidade oferecida.

“Primeiro, implantamos uma nova central de medicamentos, apropriada para a armazenagem, e resolvemos os problemas crônicos dos estoques. Depois, aumentamos de 166 para 186 o número de remédios entregues pela Prefeitura, com uma cesta bem acima da responsabilidade municipal. Para isso, trabalhamos muito, cobramos os demais entes federativos, melhoramos nossos processos de compra e, hoje, não há mais falta de medicamentos em Valinhos”, enfatiza. “Todas essas ações fazem parte do programa Seu Remédio”, completa a Capitã Lucimara.

O secretário de Saúde, João Gabriel Vieira, lembra que as UBS’s agora têm farmácia aberta todos os dias e que a unidade 24 horas só foi possível porque outro problema foi enfrentado. “O Serviço de Atendimento Móvel de Valinhos, o SAMV, funcionava em condições inadequadas neste local. A atual administração providenciou uma sede compatível com o serviço de qualidade e reformou esse prédio que agora sediará a Farmácia 24 horas”, afirma.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos