14 DEZ 2023
GABINETE DA PREFEITA
SAÚDE
Seu Remédio: Prefeitura zera fila por medicamentos, amplia itens e inaugura Farmácia 24h

Medidas são resultados da solução de problemas crônicos, como a nova Central de Medicamentos e as melhorias nos processos de compras

Com a entrega da Farmácia Municipal 24 horas no prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o lançamento do Programa Seu Remédio, a prefeita Capitã Lucimara honra o desafio de melhorar a saúde de Valinhos. As novas duas ações da Secretaria da Saúde tiveram início a partir da manhã desta quinta-feira (14).

Agora, o paciente atendido na UPA poderá retirar de imediato e ao lado da unidade de saúde o medicamento prescrito pelo médico, seja durante o dia e noite e também na madrugada. Até então, por muitas vezes os usuários da rede municipal de saúde tinham que esperar a abertura da farmácia Central ou das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros para retirar o remédio. A medida atende lei municipal do vereador Alécio Cau e ainda contempla a legislação federal que trata do controle sanitário de medicamentos.

O Programa Seu Remédio, além de zerar a fila de medicamentos ampliou o número da cesta de remédios de 166 obrigatórios para 186 itens. O investimento total para que o munícipe não sofra mais com a falta de remédio foi de R$ 10 milhões e também a realização de compras dos itens a cada seis meses e não anualmente, tal como era feito anteriormente.

“Para 2024 teremos ainda mais investimentos na aquisição de remédios para os usuários da rede municipal de saúde, na casa de R$ 13 milhões. Esse é o nosso jeito de resolver os problemas crônicos de Valinhos, com planejamento e muito trabalho”, afirmou a prefeita.

Participaram da cerimônia de inauguração da Farmácia 24 horas, o vice-presidente da Câmara, Thiago Samasso, os vereadores Alécio Cau e Alexandre Japa, além do presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Readir Toledo Genari e Fernando Pozzuto, respectivamente.

O secretário de Saúde, João Gabriel Vieira, recordou que o desafio de melhorar a saúde de Valinhos vem sendo vencido por etapas, iniciando pela implantação da nova central de medicamentos, apropriada para a armazenagem, e a resolução do problema crônico no estoque. “Entre as outras realizações estão, a ampliação do horário de funcionamento de UBSs e farmácias em bairros para todos os dias da semana, a implantação de prontuários eletrônicos em todas as unidades de saúde, e a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Valinhos (SAMV)”, que funcionava em situação precária e agora tem sede própria no bairro Jardim do Lago, citou o secretário, ao complementar que agora estão em andamento as reformas da UPA e da Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPINHA).

A valinhense Eunice Paulino Caetano Ribeiro, 65 anos, foi a primeira paciente a retirar remédio na Farmácia 24 horas. “Eu faço acompanhamento de câncer na tireoide e pulmão há cerca de 8 anos e posso afirmar que a farmácia ao lado da UPA vai facilitar a minha vida e de muitas pessoas. Era uma dificuldade para mim ir até a Farmácia Central na Rua Itália. Estou muito feliz com essa inauguração”, disse a moradora do bairro Lenheiro há 49 anos.