05 JAN 2024
Obras da UPA avançam com manutenção dos telhados e revitalização da fachada
Revitalização da pintura da área externa
Com nova etapa da reforma realizada pela Prefeitura, goteiras e infiltrações já foram cessadas
Quem passa pela Avenida Gessy Lever, em direção ao bairro Lenheiro, já nota que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), da Prefeitura de Valinhos, está ficando de cara nova. O prédio passa por ampla reforma desde dezembro e ação beneficiará, em média, 10 mil pacientes por mês.

Além da revitalização da pintura da área externa, o telhado já passou por manutenção para cessar os antigos vazamentos. “Já percebemos que, mesmo com a forte chuva dessa semana, não tivemos goteiras ou infiltrações depois que o telhado passou pela manutenção”, disse a diretora da UPA, Andrea Pandolfo.

Nos próximos dias, a obra seguirá pela parte interna, com a substituição do piso vinílico por porcelanato. O espaço também passará por alteração do layout interno e receberá novos equipamentos de ar-condicionado.

As portas de madeira com batentes também serão substituídas, assim como as torneiras clínicas, as luminárias, os interruptores e as tomadas. Os revestimentos cerâmicos passarão por rejuntamento e serão instaladas bate-macas nos corredores. Haverá ainda repintura das paredes internas.

O investimento total previsto é de R$ 1.267.246,43.

Remanejamentos temporários

Enquanto os trabalhos estão em andamento, os espaços têm sido remanejados sem comprometimento do atendimento à população. As áreas destinadas aos profissionais de saúde também são readequadas temporariamente para realização das obras.

Além de duas salas de conforto, a do antigo Serviço de Atendimento Móvel de Valinhos (SAMV), anexa ao prédio, foi estruturada para recepcionar os profissionais de saúde durante os intervalos de descanso ou de refeição. Conta com banheiro privativo, ar-condicionado, geladeira e micro-ondas.

A adequação temporária foi realizada preventivamente, caso o número de profissionais em intervalo ultrapasse a quantidade de camas nas outras duas salas de conforto em uso.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo