Ato contou com diferentes líderes religiosos e foi prestigiado por moradores e visitantes
A 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos registrou um momento especial, nos mesmos moldes da edição do ano passado, com a celebração de fé, união e respeito. A cerimônia ecumênica fez parte da programação do primeiro fim de semana do evento e contou com a participação de diferentes líderes religiosos do município, na manhã do último domingo, dia 14, no Palco Frutas. Prestigiaram o ato autoridades, moradores da cidade e também visitantes.
“Independentemente da denominação religiosa, estamos aqui unidos pela fé e pelo amor, que é um sentimento universal, e pelo mesmo objetivo: agradecermos a Deus por mais uma edição da Festa do Figo e Expogoiaba”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, que abriu a cerimônia.
Entre os presentes do ato ecumênico estiveram o padre Eduardo Dougherty, representante católico e presidente da Associação do Senhor Jesus e Rede Século 21; Daniel Elmo Ferreira, Pai de Santo da Tenda de Umbanda Pai Joaquim das Matas; Vanessa Tank, representante da doutrina espírita e do grupo espírita 'Os Peregrinos'; pastor Rui Mendes Faria, representante evangélico da comunidade 'Cristo Vive'. Um representante budista também foi convidado, mas não pôde participar por motivo pessoal.
“Hoje realmente estamos aqui para celebrar a unidade e o amor e para agradecer mais um ano desse evento, que é tão querido pela cidade e por seus visitantes”, falou o padre Eduardo.
Vanessa Tank se emocionou ao se dirigir ao público para destacar em sua fala sobre como as pessoas podem contribuir com transformação positiva do mundo.
A proposta de promover o ato ainda foi elogiada pelo Pai de Santo Daniel, que afirmou ter ficado lisonjeado pelo convite. Ele destacou que a mistura é o que compõe o Brasil e a fé. “É muito emocionante estar aqui na Festa representando minha religião. Assim, como é muito bom poder celebrar o respeito à fé e à diversidade”, disse.
Representante evangélico, o pastor Rui Mendes Faria enfatizou o amor acima de tudo e refletiu sobre a oração do Pai Nosso.
Na sequência, o violeiro Robson Furioso, também maestro da Orquestra de Violas da Cultura Caipira de Valinhos, convidou todos os presentes na cerimônia a cantarem a oração.
O presidente da Comissão Organizadora da Festa do Figo, Ricardo do Vale, também participou da cerimônia ecumênica, ao lado da Chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, do secretário de Administração e de Governo, Markson Vieira, além de outros representantes de paróquias e comunidades.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo
Local: Valinhos