Transitar entre as ruas Francisco de Castro Júnior e Guilherme Mamprin, no Jardim Pinheiros, ficou mais fácil e seguro para os moradores da região. Atendendo antiga solicitação, a Prefeitura de Valinhos recuperou a passagem de pedestre, ligando as duas vias, que estava coberta por mato, entulhos e lixo.
O prefeito Clayton Machado fará a entrega da melhoria no próximo dia 14, às 9 horas. "É uma obrigação do poder público ouvir os moradores para identificar as necessidades dos bairros. Assim, obras simples como essa fazem a diferença na vida das pessoas. A recuperação dessa passagem permitiu aos pedestres circular com maior segurança e rapidez, além de contribuir com a melhoria do visual do bairro", disse Clayton.
O morador Edson Vendemiato elogiou o serviço realizado pela Prefeitura. "Essa passagem facilita o acesso a supermercados e igreja, porém quase não vinha sendo usada por conta das condições em que se encontrava. Agora ficou muito bom, principalmente porque ganhou também iluminação", comemorou.
Segundo o supervisor das obras, Ailton Cezar da Silva, os trabalhos consumiram cerca de 60 dias. "Primeiramente fizemos a limpeza da área, cortando o mato e retirando entulhos e lixo", contou. Ladeada por casas e indústrias, a passagem tem 72 metros de comprimento e 4,40 metros de largura.
Para conter o processo de erosão e infiltração de água no local, foi construído um muro de arrimo em uma das laterais. A margem do muro foi pavimentada, deixando uma viela para escoamento das águas pluviais.
No centro da passagem foi pavimentado o passeio público, com a recuperação das escadarias. Finalizando a obra, foi plantado grama nas laterais e instalado três postes, com duas luminárias cada, para a iluminação noturna da área.
Outras duas passagens – Ainda no Jardim Pinheiros, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciou a construção de outra passagem de pedestre entre as ruas Francisco de Castro Júnior e Guilherme Mamprim, com 8,50 metros de largura por 60 metros de comprimento. Segundo o supervisor Ailton, já foi realizado a limpeza e terraplenagem na área, que também era usada para desova de lixo e entulho.
"Vamos fazer o passeio ao centro, com pedriscos, e nas laterais vamos plantar mudas de plantas. A previsão de entrega é de 60 dias", destacou o supervisor.
Outro bairro contemplado com a implantação de passagem para pedestre é o Jardim Centenário. Em fase de conclusão, a obra fica entre as ruas Pedro Gabetta com Minervino Maioli, com 12 metros de largura por 24 metros de comprimento. Segundo Ailton, a área foi aterrada, construída a passagem de pedestre e muros nas laterais com corrimão. Nas margens foi plantado grama.