17 JAN 2024
SERVIÇOS PÚBLICOS
Revitalização de viadutos entra na etapa final em Valinhos
Trabalhos em andamento no Viaduto Laudo Natel - Crédito: Thayna dos Anjos Gemin
Estruturas são importantes à mobilidade urbana da cidade; objetivo é garantir a segurança de motoristas e pedestres

Os serviços para a revitalização de três viadutos da cidade – executados pela Prefeitura de Valinhos – entram nos próximos dias na etapa final. A conclusão das três reformas está prevista para abril deste ano e os trabalhos seguem dentro do prazo estipulado.

O viaduto Laudo Natel já está com 73% dos serviços concluídos, incluindo manutenção preventiva, devido às infiltrações e oxidação, além de pintura. Já os viadutos Abílio Francheschini e Fausto Ferreira dos Santos Filho estão com 82% dos trabalhos finalizados.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, o objetivo é realizar a conservação e manter o bom funcionamento das estruturas, que têm aproximadamente 40 anos de uso. O viaduto Laudo Natel, por exemplo, é da década de 70. A prioridade da administração municipal é garantir a segurança de motoristas e pedestres, que diariamente passam pelas avenidas Invernada, Gessy Lever e Onze de Agosto.

O viaduto Abílio Francheschini fica na Avenida Onze de Agosto, próximo à Santa Casa. Já o Fausto Ferreira dos Santos Filho, na Rodovia Francisco Von Zuben, na saída para Campinas. Já o Laudo Natel fica na região central, próximo à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

Os trabalhos nos três viadutos incluem a recuperação das estruturas de concreto armado, com a retirada do concreto danificado. Além disso, os elevados receberam tratamento de cobrimento da armadura de aço exposta, assim como tiveram a substituição das juntas de dilatação e outras intervenções.

NECESSIDADE ANTIGA

A revitalização das estruturas era uma antiga necessidade do município. A solicitação havia sido feita à Prefeitura, em 2018, pela Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV), mas somente foram contempladas pela atual administração.

O investimento total para a reforma nos três viadutos é de R$ 4.311.289,79, sendo R$ 3.156.365,38 de recursos do fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e R$ 1.154.924,41 de Contrapartida da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Comunicação