18 JAN 2024
Festa do Figo: feira incentiva a economia local com 30 opções de artesanato
Artesãos valinhenses têm espaço exclusivo de exposição

A 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba tem um local especialmente dedicado aos moradores da cidade que fabricam manualmente suas peças e produtos. O espaço conta com 30 barracas de artesanatos confeccionados por artesãos locais e vêm sendo um dos destaques do evento desde a abertura. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Valinhos, que visa fomentar a economia local reunindo os artesãos da Feira do Largo São Sebastião e da Feira Arte na Praça.

São diversas opções de itens e presentes confeccionados cuidadosamente, tais como roupas de tecido e crochê, pintura em guardanapo, decoração e itens em madeira, chaveiros de resina, enxoval para casa, personagens de feltro, fantoches, camisetas e chinelos estampados, bordados, estampa botânica, bonecos amigurumi, incensos e velas, produtos esotéricos, laços e tiaras infantis, bijuterias hippie, esculturas em ferro, enfeites de gesso e concreto, biscuit, bolsas e necessaires, costura criativa, artigos religiosos e brinquedos educativos.

Para a artesã Sandra Ferreira, o espaço é muito importante aos feirantes locais. Ela é designer de crochê e representa o grupo de expositores do Largo São Sebastião. “A Feira de Artesanato da Festa é a nossa cereja do bolo, ou melhor, o figo do bolo. Além da estrutura ser muito boa, ela contribui com o sustento de nossas famílias. Depois que a festa acaba, muitas pessoas procuram nosso trabalho, então temos muitas vendas pós-festa”, contou.

Silvana Scardua confecciona bonecos de amigurumi e representa o grupo de expositores da Feira ‘Arte na Praça’. Para ela, expor na Festa do Figo é a realização de um sonho. “Antes da Feira Arte na Praça, não tínhamos um lugar para expor nosso trabalho. Agora, desde o ano passado, recebemos esse convite único de expor na Festa do Figo. É a realização de um sonho, sempre almejamos por essa oportunidade. É como colocar nosso trabalho em uma vitrine”, disse ela emocionada.

A Feira de Artesanato, com os artesãos locais, está alocada numa tenda localizada à esquerda da entrada principal, ao lado do espaço do ‘Clube de Mães’, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. O espaço funciona às sextas-feiras, a partir das 17h; e aos sábados e domingos, a partir das 10h.

73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba
Dias: de 12 a 28 de janeiro de 2024
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Rua Dom João VI, s/nº, Jardim Planalto