24 JAN 2024
Dengue: Valinhos ampliará combate com fumacê e teste rápido
Nebulização deve iniciar na próxima semana e busca ativa continua

Valinhos encerrou 2023 com queda de 80% no número de casos de dengue em relação a 2022 e ampliará as ações de combate à doença devido ao aumento registrado em todo país em janeiro deste ano. Nebulização e teste rápido estão entre as novidades divulgadas nesta quarta-feira (24) pela Secretaria de Saúde, por determinação da prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

Os bairros com casos confirmados receberão o serviço conhecido popularmente como ‘fumacê’ na próxima semana de forma conjunta com a Secretaria de Saúde e Grupo de Vigilância Epidemiológica XVIII (GVE-XVIII), obedecendo o protocolo técnico do Ministério da Saúde. A pasta divulgará o cronograma na próxima semana.

O ‘fumacê’ é uma forma complementar de combate à dengue e segundo o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira, mesmo com essa ação os moradores não devem descuidar de suas residências. “O mosquito da dengue só será exterminado se não houver criadouros. Por isso, o papel da população é essencial, não deixando acumular água”, disse.

A pulverização auxilia na eliminação de mosquitos que estão voando naquele instante. “Daí a importância da eliminação dos criadouros", reforçou. Ele relembrou que para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é preciso eliminar água armazenada em qualquer recipiente, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção.

Testes rápidos

Quem tiver sintomas da dengue deve procurar diretamente a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para passar por clínico-geral e, a partir da análise do profissional de saúde, realizar o hemograma e teste rápido.

Os sintomas típicos da doença são febre, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça e dor no corpo, que são característicos da patologia. Os resultados saem, em média, em 24 horas.

Prevenção ativa

As equipes de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde também permanecem com as ações de busca ativa (foto). “Quando um caso de dengue é confirmado em determinada região, realizamos uma avaliação do local onde a pessoa mora. A equipe monitora a disseminação nas redondezas, em um raio de 500 metros, com visita em todos os imóveis”, explicou a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Cláudia Maria dos Santos.

Se outro morador apresenta sintomas, é encaminhado para o exame de sorologia, além de receber as orientações. “Durante as visitas também é realizado o ‘bloqueio e controle de criadouros’, que consiste na eliminação de materiais, com água parada junto com o morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção”, reforçou.

Além das ações residenciais, a Prefeitura também realiza periodicamente atividades educativas em diversos locais com grande circulação e nas unidades escolares municipais, que serão retomadas após o período de férias para aumentar o alcance de acesso às informações sobre todas as arboviroses.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Comunicação