25 JAN 2024
SAÚDE
Prefeitura amplia oferta de vacinação de COVID-19 às crianças a partir de segunda-feira (29)
Todas as UBS da Rede Municipal de Saúde realizarão a vacinação de crianças menores de 12 anos pelo menos uma vez na semana

A partir de segunda-feira, dia 29, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelo menos uma vez na semana, passam a realizar a vacinação contra a Covid-19 em crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A medida também vai valer para as crianças imunocomprometidas ou não, que tenham entre 5 a 12 anos, e que poderão complementar ou iniciar o esquema vacinal nas UBSs.

A atualização foi anunciada pela Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Valinhos, nesta quinta-feira, dia 25. De acordo com a pasta, a ação tem como objetivo descentralizar a oferta da vacinação ao público infantil. Também explicou que visa ampliar o esquema vacinal voltado a esta parcela da população, com base em evidências científicas mundiais e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no País.

Esquema vacinal

Para crianças entre 6 meses a menores de 5 anos e para crianças de 5 a menores de 12 anos imunocomprometidas, o esquema vacinal é composto por três doses (D1, D2 e D3) Pfizer Baby ou a Pfizer Pediátrica conforme a idade. Entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, enquanto que entre a D2 e a D3 esse espaço deve ser de oito semanas.

Já para crianças de 5 anos a menores de 12 anos sem comorbidades são aplicadas duas doses Pfizer pediátrica. A partir dos 12 anos é a Pfizer bivalente. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, também houve atualização no quadro de vacinação de Covid-19 ao público adulto. Veja como fica:

UNIDADES PARA VACINAÇÃO DE COVID INFANTIL

Horário das demais unidades: das 9h às 11h e das 13h às 15h

Fonte: Vigilância Epidemiológica de Valinhos

CASOS

Até o momento, Valinhos está com dois casos suspeitos de Covid-19, que estão em investigação. Ainda em janeiro, a cidade teve 287 casos negativos e 74 pacientes testaram positivos, com sete internados e nenhum óbito. Dos internados, um está em UTI e outros quatro pacientes internados em enfermaria, na Santa Casa de Valinhos. No hospital Galileo, dois pacientes estão internados em enfermaria.

O percentual de ocupação de UTI é de 6% e de 20% em enfermaria na Santa Casa. No Hospital Galileo, a taxa de ocupação em UTI é de 5% e de enfermaria de 6%. Nenhum paciente aguarda vaga para internação.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Comunicação