25 JAN 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Festa do Figo: número de ônibus, micro-ônibus e vans de turistas cresce mais de 60%
Foto Noticia Principal Grande
Portaria de acesso aos turistas que chegam pelas excursões ao evento pela Rua Doutor Fernando Leite Ferraz (Crédito Lucas Teles)
  Em 2023 o evento recebeu 83 excursões, enquanto em 2024 o número saltou para 132 grupos de turistas somente nos dois primeiros fins de semana da festa
Considerado um dos eventos turísticos do Estado de São Paulo que mais atrai visitantes, a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos teve o salto de 62% no número de excursões de turistas em comparação à edição anterior.

Somente nos dois primeiros fins de semana da festa, 77 ônibus e vans trouxeram visitantes de várias regiões e de alguns estados. Já para os dias 27 e 28, último fim de semana do evento, estão confirmados mais 55, totalizando 132 grupos de turistas. Ainda há a expectativa de outros 35 grupos virem à cidade.

De acordo com a empresa que contrata os serviços de agências de turismo, a Nova Brasil Eventos, que atua na Festa do Figo há 30 anos e em vários outros eventos da região, em 2023 foram no total 83 ônibus e vans de turistas que visitaram a festa nos três fins de semana. E, em 2024, a expectativa de crescimento pela procura da festa acabou se concretizando.

“A Festa do Figo e Expogoiaba vem crescendo a cada edição e se tornado potencialmente um roteiro turístico. Sabendo disso, nossa empresa investiu em tecnologia e atendimento humanizado e qualificado para sair em busca de guias bem preparados para trazer ainda mais turistas ao evento, que já consideramos estar entre os dez mais visitados no Estado de São Paulo”, explica a empresária e proprietária da Nova Brasil, Eunice de Oliveira, de 82 anos.

“Completamos nesta edição 30 anos de atividades no turismo dessa festa maravilhosa, que para nós é um orgulho e referência”, complementa Eunice.

Excelente estrutura

Ela diz que entre as dez cidades que possuem grandes eventos do gênero, Valinhos se destaca em quarto lugar pelo número de excursões. Fica atrás, apenas, das festas de Barretos, Holambra e Atibaia, respectivamente. A maior parte dos visitantes de fora é do estado de São Paulo, da capital e do interior do Estado, mas também já passaram nesta edição da festividade turistas de outros estados, como Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

“A estrutura da festa de Valinhos contribui para esse crescimento de mais de 60% no número de excursões. Isso nos enche de alegria, pois sabemos que esse aumento de turistas, além de alimentar a cadeia turística do segmento, ainda contribui para alavancar as vendas de frutas, de alimentos nos restaurantes e lanchonetes, artesanatos e tudo o mais oferecido no evento”, considera a empresária.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, da Prefeitura, o potencial turístico de Valinhos aumentou exponencialmente nos últimos anos. “O turismo dialoga com vários setores da sociedade. E cabe a nós da administração municipal fazer a ponte entre poder público e toda a esfera empresarial. Quando as forças se alinham, o resultado e os números falam por si. Esse foi o resultado de muito trabalho por ambas as partes e mostra o alinhamento da Prefeitura com empresas interessadas em investir no município”, diz o secretário José Eduardo Camargo.

“Desde outubro estamos nos reunindo com turismólogos e empresas do segmento para discutir o fomento turístico de Valinhos, não só pela ótica interna, mas também pela visão de pessoas responsáveis por trazer turistas de fora para o município, como tem sido feito iniciando-se pelo maior atrativo que é a Festa do Figo e Expogoiaba.  Agora temos que trabalhar para manter esse parâmetro e aumentar o fluxo de turistas em Valinhos. Temos potencial, temos pessoas interessadas e temos diversos atrativos para explorar”, sinaliza o diretor de Turismo, Guilherme Barella.

Estacionamento reservado

Outra qualidade destacada pelos guias, motoristas e turistas que chegam pelas excursões à festa é o espaço reservado ao estacionamento dos veículos, ao longo da Rua Doutor Fernando Leite Ferraz, um dos acessos ao recinto da festa. O local é totalmente gratuito, além de monitorado e orientado pelos agentes de trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura.

“Temos uma estrutura toda montada para receber os ônibus, micro-ônibus e vans de excursões, com sinalização no entorno do recinto da festa, para direcionar esses veículos que chegam à área reservada do estacionamento. Já recebemos diversos elogios dos guias de turismo e motoristas das excursões que dizem que a festa de Valinhos, senão a única, é uma das poucas que contam com esta estrutura”, destaca a diretora de Divisão de Transporte Público, Rosana Ramos da Silva Santos.

Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo
Local: Valinhos-sp