26 JAN 2024
Festa do Figo: capoeiristas de Valinhos e região marcam presença na edição 2024
Foto por Samantha Morais
Novo encontro aberto ao público será realizado neste domingo (28)

O grupo Amigos da Capoeira de Valinhos está marcando presença na 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba, que acontece no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Nos dois últimos domingos de evento, o grupo realizou rodas e apresentações itinerantes de capoeira. O próximo encontro está marcado para o dia 28, último dia da festa, às 17h30, próximo à tenda do Fundo Social de Solidariedade.

O grupo é formado por dez associações capoeiristas, que se uniram em prol do fortalecimento da modalidade dentro do município. São eles: Capoeira Berimbau (Mestre Delinho), Centro Cultural Unidos Pela Arte (Contramestre Burdog), Associação Cultural de Capoeira Novo Tempo (Contramestre Charles), Capoeira Aruanda (Contramestre Adailson), Associação Cultural de Capoeira Ginga Valinhos (Mestre Paulinho e Mestre Cícero), Escola de Capoeira Diáspora (Mestre Saruê), Associação de Capoeira Netos do Mestre Canjiquinha (Mestre Pingo), da Secretaria da Cultura de Valinhos (Professor Ronaldo), Associação de Capoeira Meninos Guerreiros (Professora Formiga) e Grupo de Capoeira Alforria (Contramestre Bores). O grupo realiza também encontros na Feira Arte Na Praça no último domingo de cada mês desde o início do ano passado.

A iniciativa da Secretaria de Cultura visa trazer mais reconhecimento ao projeto e valorizar a expressão cultural da Capoeira em Valinhos. Segundo Hilton Lima, o Mestre Saruê, participar da Festa do Figo é um privilégio. “Era um desejo coletivo. Por ser o maior evento da cidade, traz bastante visibilidade para nós. É importante que saibam que a capoeira em Valinhos existe e é patrimônio imaterial”, afirma.

Expressão cultural

O Mestre Saruê é capoeirista há 38 anos e dá aulas gratuitas no Centro Comunitário Jardim Paraíso, às terças e quintas. Ele explica que a capoeira não é apenas luta, mas sim uma manifestação cultural com movimento, expressão, dança, ritmo e coordenação motora, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida para pessoas de todas as idades.

Para Paulo Nascimento, o Mestre Paulinho, que dá aulas no Centro Comunitário do Jardim Palmares às quartas-feiras, o objetivo é fortalecer conhecimento sobre a capoeira. “Ao reunir todas as associações, mostramos que estamos unidos e que temos um trabalho social para todas as pessoas, principalmente com as crianças. Por meio desse projeto, conseguimos democratizar a modalidade levando-a para diversos bairros”, diz.

Paulo é professor de capoeira há 27 anos e conta que a prática é uma ótima opção para o desenvolvimento infantil pois ajuda a enfrentar a timidez e fortalecer as relações. “Durante as aulas, existe uma grande troca de experiências, ensinamentos e conselhos que ajudam na educação da criança”, afirma.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos