01 FEV 2024
Dengue: casos positivos são 31% do total de notificações em janeiro
Município tem teste rápido e intensificou ações preventivas e ostensivas de combate ao mosquito

Valinhos registrou 597 suspeitas de dengue em janeiro de 2024, quando 407 (68%) pessoas testaram negativo e 190 (32%) confirmaram a doença. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Cláudia Maria dos Santos, o índice de notificações suspeitas de dengue pode estar relacionado à semelhança com os sintomas de virose, que fez muitas vítimas entre o período das festas de final de ano e de férias.

“Os sintomas das viroses são diarreia, vomito, dor no corpo, fadiga e até febre alta e muitas pessoas procuram a rede pública com suspeita de dengue. Como a confirmação só pode ser realizada por meio de teste, consequentemente aumenta o número de notificações computados pela Secretaria da Saúde”, comentou Cláudia, ao destacar que muitas pessoas têm retornado do litoral paulista com virose.

Em Valinhos, quem tiver sintomas da dengue deve procurar diretamente a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para passar por clínico-geral e, a partir da análise do profissional de saúde, realizar o hemograma e teste rápido. Os sintomas típicos da doença são febre, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça e dor no corpo. Os resultados saem, em média, em 24 horas.

COMBATE

A incidência de dengue cresceu mais que o triplo neste ano em todo o Brasil em relação a janeiro de 2023. Segundo o Ministério da Saúde, a alta pode estar relacionada à combinação de três fatores - calor excessivo, chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus.

Em Valinhos, a Prefeitura intensificou o combate à doença e o serviço de nebulização terá início nesta sexta-feira (2) no Jardim São Marcos.

Além do fumacê, a Secretaria e Saúde segue com as buscas ativas pelas equipes de Combate às Endemias. Quando um caso de dengue é confirmado em determinada região, com avaliação do local onde a pessoa mora e monitoramento da disseminação nas redondezas, em um raio de 500 metros, com visita em todos os imóveis.

Se outro morador apresentar sintomas, é encaminhado para o exame de sorologia, além de receber as orientações. Durante as visitas também é realizado o ‘bloqueio e controle de criadouros’, que consiste na eliminação de materiais, com água parada junto com o morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção.

Além das ações residenciais, a Prefeitura também realiza periodicamente atividades educativas em diversos locais com grande circulação e nas escolas.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo