07 FEV 2024
SAÚDE
Dengue: Vigilância em Zoonoses faz busca ativa em imóveis fechados há vários meses
Ação foi realizada na região central nesta quarta-feira (7) para detectar possíveis criadouros do mosquito
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, está intensificando a busca ativa ao mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, em imóveis fechados há vários meses. Segundo a Vigilância em Zoonoses, o objetivo é detectar possíveis criadouros. O trabalho de prevenção foi realizado pela equipe de Combate às Endemias nesta quarta-feira (7) na região central, em uma antiga agência bancária nas proximidades da Praça Washington Luís.

As buscas ativas têm sido realizadas também quando um caso de dengue é confirmado em determinada região, com avaliação do local onde a pessoa mora e monitoramento da disseminação nas redondezas, em um raio de 500 metros, com visita em todos os imóveis. Se outro morador apresentar sintomas, ele é encaminhado para o exame de sorologia, além de receber as orientações. Durante as visitas também é realizado o ‘bloqueio e controle de criadouros’, que consiste na eliminação de materiais, com água parada junto com o morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção.

Valinhos também iniciou ação de fumacê no último dia 2 e que segue na região do Jardim São Marcos. Além disso, a Prefeitura promove periodicamente atividades educativas em diversos locais com grande circulação e nas unidades escolares municipais para aumentar o alcance de acesso às informações sobre todas as arboviroses.

DADOS

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica divulgou boletim sobre os números da dengue nesta quarta-feira (7), que totaliza 955 notificações registradas desde janeiro até a primeira semana de fevereiro e 266 casos positivos. São 241 autóctones (transmitidos dentro da cidade), 20 importados e cinco aguardam resultado. Há 29 casos de outros município. Os dados também apontam que o número de casos negativos em 2024 é de 659.

O aumento do número de notificações e casos de dengue é uma realidade que vem sendo enfrentada em todo o país. Desde o início deste ano o Brasil já registrou 360 mil casos, entre prováveis e confirmados. Os dados nacionais são do Ministério da Saúde, que também aponta que o aumento do número de casos de dengue no território nacional podem estar relacionados a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no país.

TESTE RÁPIDOS

Em Valinhos, quem tiver sintomas da dengue deve procurar diretamente a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para passar por clínico-geral e, a partir da análise do profissional de saúde, realizar o hemograma e teste rápido. Os sintomas típicos da doença são febre, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça e dor no corpo. Os resultados saem, em média, em 24 horas.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo