08 FEV 2024
SAÚDE
Seu Remédio: investimento em medicamentos saltou de R$ 11,5 milhões para R$ 19,7 milhões em quatro anos
Cesta de medicações da Farmácia 24h - Crédito: Thayná dos Anjos Gemin
Com aumento de 71,27% no valor destinado à aquisição de remédios e insumos, programa da Prefeitura também permitiu a criação da Farmácia 24h

A Prefeitura de Valinhos ampliou em 71,27% os investimentos em medicamentos e insumos nos últimos quatro anos. O valor passou de R$ 11.521.440,00 em 2020 para R$ 19.733.815,91 em 2023. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8) pela Secretaria de Saúde.

Por meio do programa ‘Seu Remédio’, a Prefeitura zerou a fila de medicamentos e ampliou em 12% o número de itens da cesta padronizada, que passou de 166 para 186. “Mas antes foi preciso resolver um problema histórico, que era a falta de um local adequado para armazenamento, livre de vazamentos e de improvisos. A partir da implantação de uma Central de Medicamentos, foi possível adotar todas as outras melhorias”, pontua a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy.

A Central de Abastecimento e Medicamentos passou por reformulação e ganhou um novo endereço, com estrutura mais apropriada para a armazenagem. O local é ponto de recebimento e armazenamento de todos os medicamentos e insumos hospitalares da rede básica, assim como faz a conferência, controle e a distribuição para todas as unidades de saúde do município. “Assim foram sanados os problemas crônicos dos estoques”, falou o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira.

Mais acesso

Por meio do programa ‘Seu Remédio’ também foi possível ampliar o horário de atendimento das farmácias municipais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Antes o funcionamento era duas ou três vezes por semana. Agora é de segunda a sexta-feira.

Outra novidade foi a criação da Farmácia 24h. Há quase dois meses em funcionamento ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), o serviço permite ao paciente a retirada de medicações também aos fins de semana e madrugada. “O paciente atendido na UPA, por exemplo, não precisa mais esperar a abertura da Farmácia Central ou das UBS para retirar o remédio. Facilitou imensamente o acesso”, falou o secretário.

A medida atende à lei municipal de autoria do vereador Alécio Cau e ainda contempla a legislação federal que trata do controle sanitário de medicamentos.

Dados de janeiro

Em janeiro de 2024, mais de 1,2 milhões de medicamentos, entre remédios e insumos, foram retirados pelos munícipes na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Farmácia 24h, Farmácia Central e nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mais de 14 mil pacientes foram beneficiados.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo