15 FEV 2024
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos ganha plano de ação focado nos direitos da pessoa idosa
Documento é inédito e traz diagnóstico e propostas da população com 60 anos ou mais em oito eixos temáticos

Na manhã desta quinta-feira, dia 15, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, recebeu um documento inédito na cidade: o Plano de Ação 2024 dos Direitos da Pessoa Idosa. O instrumento foi elaborado e entregue pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e aborda diretrizes, ações e projetos para atendimento dos direitos das pessoas com mais de 60 anos, visando a garantia de mais qualidade de vida aos residentes em Valinhos.

“Valinhos valoriza o idoso e é com muita satisfação que recebo esse trabalho feito com empatia e que demonstra anseios importantes à cidade. Somos referência estadual em longevidade, conforme o Índice Paulista de Responsabilidade Social, e com esse estudo conseguiremos melhorar ainda mais nossos indicadores, tirando do papel as sugestões formalizadas”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O estudo informa que o município tem mais de 17 mil pessoas com 60 anos ou mais e destaca dados da Fundação Seade, que apontam a cidade com médias acimas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no quesito longevidade e com menor mortalidade. “O significativo número de famílias que residem ou buscam Valinhos estão motivadas, principalmente, pela qualidade de vida, oportunidades e bons níveis de saúde, educação pública e particular e segurança”, falou o presidente do Conselho, Zeno Ruedell.

No documento o Conselho abordou oito eixos de ação, objetivando melhorias voltadas ao envelhecimento mais saudável e ativo nas áreas de cultura, assistência social, jurídica e cidadania; educação, esportes e lazer, saúde, mobilidade urbana, trabalho e previdência e segurança pública. "É resultado de muito esforço. Desde 2016 tentávamos implementá-lo e agora conseguimos", disse a supervisora do Centro de Convivência do Idoso, Marisa Mathias, que também participa do conselho.

Também participaram da reunião o 1º Secretário do Conselho e Presidente da OAB Subseção Valinhos, Drº Fabrício Camargo Simone; a Chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim; a secretária de Assistência Social, Flávia Cristina Montagnero; o Diretor do Departamento de Cidadania, Ulisses Porto; e o jornalista José Sebastião Ribeiro dos Santos, que participou da elaboração do plano.

Foco no idoso

“Como a longevidade tem altíssimo índice na nossa cidade, temos que nos manter ativos e Valinhos já oferece muitos serviços de qualidade, tal como Centro de Convivência do Idoso, que mantém muitos idosos em movimento”, disse o presidente do conselho.

Em Valinhos o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio tem mais de 1,3 mil idosos cadastrados e oferece uma série de atividades, objetivando prevenir o isolamento social e promover condições para o desenvolvimento de um processo de envelhecimento ativo e saudável.

Vinculado à Secretaria de Assistência Social, o CCI ainda oferece atividades culturais e artísticas, de educação continuada, física e prática desportiva; de lazer e recreação, de cuidados com a autonomia e habilidades do convívio social. Várias iniciativas são oferecidas em parceria com as secretarias de Esportes e Lazer e de Cultura.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo