20 FEV 2024
SAÚDE
Vida Leve: Valinhos tem vagas para programa gratuito de incentivo à prática de hábitos saudáveis

Inscrições vão até 6 de março e primeira edição deve ter início no dia 8 do mesmo mês

O programa gratuito ‘Vida Leve’, da Prefeitura de Valinhos, está co 30 vagas abertas para incentivar pessoas que têm o desejo de praticar exercícios e desenvolver hábitos saudáveis. O público-alvo é o adulto com índice de massa corporal menor que 40kg/m2. Para calcular, basta dividir o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Desenvolvido em parceria entre as secretarias da Saúde e Esportes e Lazer, o programa tem inscrições até o dia 6 de março. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (19) 3869-7169, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

De acordo com o Departamento de Projetos e Orçamentos, a primeira edição do ‘Vida Leve’ deverá ter início em 8 de março e a segunda será programada para o segundo semestre do ano.

CONSCIENTIZAÇÃO

O ‘Vida Leve’ é oferecido há mais de 20 anos pela Prefeitura de Valinhos e tem como objetivo conscientizar os participantes sobre as práticas adequadas de estilo de vida e incorporação de hábitos saudáveis. Possibilita a a proteção à saúde prevenindo e controlando as comorbidades e permitindo o alcance do peso adequado.

Após realizarem exames bioquímicos, os participantes iniciam os encontros semanais, 12 no total, que acontecem às sextas-feiras, das 8h às 10h, no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Rua Clóvis Bevilácqua, nº 15, no Jardim Bela Vista. Ao final, é proposto um acompanhamento mensal de manutenção durante um ano.

As ações desenvolvidas incluem abordagens multiprofissionais. O nutricionista orienta sobre os princípios básicos da alimentação equilibrada, de acordo com a pirâmide dos alimentos, de modo a proporcionar hábitos alimentares saudáveis e melhoria na qualidade de vida.

O psicólogo proporciona apoio emocional grupal, busca atingir maior autoconhecimento, diminuir a ansiedade e comportamentos compulsivos e aumentar a autoestima. Já o educador físico desenvolve várias modalidades de atividades físicas, inserindo o hábito da prática usual de atividade esportiva na rotina.

Programa Vida Leve
Inscrições: até 6 de março pelo telefone (19) 3869-7169
Início: 8 de março
Encontros: às sextas-feiras, das 8h às 10h