A Defesa Civil Municipal e a Guarda Civil Municipal, da Prefeitura de Valinhos, participaram nesta quarta-feira (21) de uma reunião na Unilever, para alinhamento de um simulado que será realizado pela empresa na região Central. A atividade – que está prevista para acontecer em 5 de junho – tem como objetivo colocar em prática procedimentos de segurança de caráter preventivo e ostensivo, reforçando ações contidas em protocolos de emergências da empresa.
A simulação de emergência é uma forma de treinamento que ajuda as empresas e a comunidade a se prepararem para situações atípicas. “É uma oportunidade para que vários entes envolvidos reforcem o que fazer, por exemplo, em caso de um incêndio. É um tipo de atividade bastante comum em empresas, para que essas possam colocar em prática seus planos de ação e, também, testarem sua capacidade de lidar com diferentes situações e mitigar falhas”, falou o diretor da Defesa Civil, Marcos De Paula.
No encontro dessa semana o enfoque foi o estudo de cenários de ação num simulado de mesa. Esse é um tipo de teste hipotético e lúdico de efetividade e operacionalidade, feito em sala de treinamento, com a simulação de situações próximas ao real previsto.
Além das duas corporações vinculadas à Segurança Pública e Cidadania, também participaram da reunião representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, de Mobilidade Urbana e Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Os encontros para o simulado que será realizado pela Unilever começaram em janeiro deste ano e devem seguir até a data de realização.