28 FEV 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
GABINETE DA PREFEITA
Programa produtivo e inclusivo para mulheres vulneráveis será apresentado a empresários da cidade
Empresas poderão patrocinar iniciativa, que é focada na formação de novas costureiras

Capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, para que elas possam reescrever sua história. Esse é o objetivo do novo programa produtivo e inclusivo que será apresentado aos empresários da cidade, por meio do Programa Tecof&Mulher Aurora, a partir de lançamento de acordo de cooperação técnica assinado pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy.

A proposta para adesão dos empresários será exposta no próximo dia 7, às 8h30, no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Rua José Milani, nº 15, Centro). Qualquer empresário que seja optante do lucro real pode fazer aporte ao programa, utilizando o benefício de renúncia fiscal.

A ação conta com o apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. “Abraçamos essa oportunidade porque queremos que as mulheres vítimas de violência ou discriminação possam conquistar sua autonomia”, disse a Prefeita.

A formação tem como público-alvo mulheres entre 18 e 65 anos, em situação de vulnerabilidade social e emocional, incluindo as que tenham deficiência ou tenham sido vítimas de violência ou que sejam imigrantes. Também beneficia aquelas que não tenham renda e segundo grau completo ou que tenham mais de 40 anos.

Cada turma do programa é voltada à formação de 160 mulheres, que terá duração total de 12 meses. Em Valinhos, a expectativa é que a ação seja desenvolvida por cinco anos, beneficiando 800 mulheres ao todo. A capacitação profissional inclui período de seis meses.

A proposta ainda prevê encontros diários (de segunda a sexta-feira), com duração de quatro horas por dia. “No segundo semestre do programa as participantes farão parte de uma incubadora no Centro de Produção Associativo, o que significa que elas já receberão por peça produzida, recebendo pelo trabalho realizado. Vale ressaltar que este é um programa que atua diretamente no combate ao trabalho análogo ao escravo, muito presente nesse setor”, explicou a fundadora do Programa Mulher Aurora, Luana Dréger.

O CURSO

A ação oferece qualificação profissional por meio da costura, auxiliando mulheres para que prosperem tanto pessoal quanto profissionalmente. “Há escassez de profissionais no mercado de costura, com vagas de trabalho não preenchidas pela falta de profissionais capacitados. Por isso, será apresentada essa proposta de formação de novas costureiras, que poderá inclusive atender à demanda do mercado regional”, falou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Eduardo Camargo.

As participantes do programa também receberão bolsa-auxílio mensal, além de cuidado emocional, através de encontros semanais até o fim do programa. Ao concluirem, as participantes receberão certificado de participação.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos