28 FEV 2024
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
Fila zerada: mais de 800 cães e gatos já atendidos pelo castramóvel de Valinhos
Foto Noticia Principal Grande
A moradora Anna Júlia levou sua gatinha 'Corinthiana' para castrar, além da Katrina e Florinda - Crédito: Gabriela Angeli (PMV)
Serviço itinerante e gratuito passou pelo Jardim Marcos; pets também recebem chip de identificação e medicação de pós-operatório

O programa da Prefeitura de Valinhos de castração gratuita de pets, o Castramóvel, zerou a fila pela procura do serviço gratuito na cidade. Nos dias 24 e 25, último fim de semana, 242 animais entre cães e gatos foram atendidos pelo ônibus itinerante, com estrutura de centro cirúrgico, e que ficou estacionado no interior da EMEB Dom Bosco, no Jardim São Marcos. Com mais esta etapa do serviço, chega a 827 o número de animais castrados por meio da ação.

“Esta quarta etapa do mutirão foi um grande sucesso, com maior adesão, e 242 animais castrados, sendo 84 caninos machos, 81 caninos fêmeas, 42 felinos fêmeas e 35 felinos machos. Assim, totalizamos mais de 800 animais atendidos e zeramos a fila. Agora já estamos programando para levar o Castramóvel ao Parque Portugal”, destaca o secretário da pasta de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.

População aprova

“O Castramóvel é um serviço necessário para nós que não temos condições financeiras de pagar a castração de nossos pets. Graças a iniciativa da Prefeitura de Valinhos, com o mutirão temos a chance de castrá-los com segurança e gratuitamente. Parabéns a todos os envolvidos nesse grande projeto de proteção animal e social”, disse Luciane Pereira Trevisan, que levou a gata Petra para castrar no mutirão do Jardim São Marcos.

“A Petra tem um ano e dois meses, já tinha passado pelo primeiro cio e estava precisando muito porque deu cria recentemente e eu não queria que isso acontecesse novamente. Moro em região de chácaras, onde os animais são criados soltos e quando não castrados acabam pegando cria e fica difícil doar os filhotes”, conta Luciane.

Além da cirurgia gratuita, todos os animais castrados pelo programa recebem chip de identificação e a medicação para o tratamento pós-cirúrgico sem custos.

CADASTRAMENTO

Para ter acesso ao serviço, o tutor deve fazer o cadastro, apresentando a original e fornecer a cópia do RG, CPF e de um comprovante de residência em Valinhos. Também é preciso informar um telefone para contato.

Os interessados devem procurar o Departamento de Defesa Animal, que atende nos números de telefone (19) 3829-2197 e (19) 9-7167-7283 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Informações também pode ser obtidas no e-mail cbea.valinhos2020@gmail.com.

O serviço móvel de castração já passou, em 2023, pelo Parque das Figueiras, Jardim do Lago e Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini. Contratado pela Prefeitura de forma inédita na administração da prefeita Capitã Lucimara, o serviço chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos