A Guarda Civil Municipal de Valinhos, por meio do Grupo Ambiental (GAM), participou nesta semana de um encontro focado em meio ambiente. A reunião aconteceu no último dia 27 na sede da corporação valinhense, no Centro de Operações e Inteligência (COI), e teve de dois representantes da Guarda Ambiental de Vinhedo.
Na reunião os presentes de cada efetivo puderam alinhar e trocar experiências sobre procedimentos em ocorrências com ênfase em meio ambiente, tais como queimadas, cortes de árvores, identificação de animais silvestres em cativeiro e legislações pertinentes.
“O GAM é um instrumento de articulação entre as secretarias municipais da Prefeitura, responsáveis pela fiscalização dos agentes causadores de poluição e degradação do meio ambiente urbano e rural. O grupo também atua no patrulhamento preventivo nos bairros rurais e, por isso, o compartilhamento de informações com nosso município vizinho, assim como o alinhamento de procedimentos, é fundamental à continuidade e aperfeiçoamento das ações adotadas”, falou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.
Atuando com veículos operacionais e equipamentos de salvamento, as equipes do GAM realizam o patrulhamento preventivo de segurança nos bairros rurais da cidade em combate à criminalidade, proporcionando a criação de vínculos com os moradores dessas regiões para agilizar o atendimento no caso de emergências.
As equipes do GAM também trabalham na captura de animais silvestres em residências e estabelecimentos. A orientação para a população, quando se deparam com estes animais, é se afastar deles e acionar o telefone de emergência 153.