04 MAR 2024
Centro de Convivência do Idoso ganhará atendimento de geriatra
Anúncio foi feito pela prefeita Capitã Lucimara Rossi de Godoy; medida atende ao Plano de Ação 2024 do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso
O Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social,  contará com o funcionamento de um consultório de médico geriatra. A ação será viabilizada pela Prefeitura de Valinhos por meio de parceria com a Faculdade de Medicina e Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, na sede do CCI.

Aproximadamente cem idosos souberam dessa notícia em primeira mão durante o evento de entrega da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A novidade foi compartilhada pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, na sede do CCI. "Fico feliz em compartilhar essa novidade com vocês. Valinhos é uma das poucas cidades que oferece estrutura para atendimento da infância até a melhor idade, com excelente índice em expectativa de vida no Estado de São Paulo. Essa notícia vem a somar às ações que realizamos e, também, ao excelente trabalho realizado pelo CCI”, acrescentou.

A parceria prevê atendimento duas vezes na semana. "Vamos comunicar assim que o serviço iniciar", disse a supervisora do CCI, Marisa Mathias.

A implementação dessa linha de cuidados, para saúde integral da pessoa idosa, também atende diretamente a um dos pedidos feitos pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso no Plano de Ação 2024, entregue à prefeita de Valinhos no último dia 15.

Ainda dentro do eixo de saúde, outras duas ações também foram atendidas: a realização dos encontros mensais de educação em saúde e a implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

A caderneta

Elaborada pelo Ministério da Saúde, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde do idoso e tem validade de até cinco anos. Começou a ser entregue aos idosos de Valinhos na última quinta-feira (29), no CCI, onde também puderam participar de palestra da enfermeira Raquel Cristina Lana, sobre o uso e benefícios do documento.  “A caderneta tem várias partes. Todas são importantes porque trazem a vida do idoso, com o máximo de informação”, disse.

Segundo ela, a nova caderneta deve ser apresentada ao novo geriatra juntamente com a antiga. Na caderneta tem os dados pessoais, sociais e familiares, suas condições de saúde, seus hábitos de vida, orientações sobre autocuidado entre outras.

Aprovado

Para a moradora do Jardim Paraíso, a frequentadora Clésia Minarelli Soldan, de 66 anos, a entrega da nova caderneta de saúde, seguida da palestra explicativa, foi muito boa ideia. “Falar da saúde do idoso é sempre válido. Tem sempre informação nova”, disse ela, que faz aula de informática, ginástica, lian gong e hidroginástica.

Outra que aprovou a iniciativa da entrega da caderneta e do anúncio do geriatra no Centro do Idoso foi a frequentadora Inês de Lourdes de Sanches, de 72 anos, moradora do Bairro Santa Rosa. “Eu gostei da nova caderneta. Vou preencher tudo”, confirmou ela.

A Secretaria de Saúde também vai iniciar nos próximos dias a distribuição da caderneta. Em breve, os idosos poderão retirá-la na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo