08 MAR 2024
FUNDO SOCIAL
Mulher é tema de palestra e roda de conversa no Fundo Social (7)
Evento abordou os vários papéis femininos na sociedade
O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos recebeu na quinta-feira (7) um evento que teve a mulher como foco. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – celebrado em 8 de março –  em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a OAB Valinhos.

A abertura foi feita pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, que proferiu a palestra “A Mulher na Sociedade Contemporânea”. No evento também houve uma mesa redonda, sob o comando das advogadas Alexsandra Parra e Cláudia Regina de Melo Melchert, ambas ligadas aos conselhos municipais de Valinhos, além ação de corte de cabelo.

No auditório do órgão, a frequentadora Benedita Lemo Carioca, de 71 anos, de Campinas, aprovou a movimentação da cidade em comemoração à data. “As comemorações estão maravilhosas. É importante falar sobre a mulher e os muitos lugares que ela ocupa”, afirmou. Para ela, a mulher avançou bastante até os dias de hoje, mas ainda há muito a se conquistar. “Conversando vai nos ajudando a entender e a avançar ainda mais”, garantiu.

Para a voluntária do Fundo Social, Clarice das Neves Mello, de 79 anos, moradora do bairro Ortizes, quanto mais informação melhor. “Sou voluntária há mais de 30 anos. Sou de uns dos primeiros grupos da cidade. Eu gosto muito das palestras”, garantiu.

Explanação

Em sua apresentação, a prefeita comparou as dificuldades de sua trajetória de vida e explanou sobre igualdade e equidade (condições para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades).

Para endossar a luta feminina, a prefeita citou ainda vários números. Entre eles que há 104,5 milhões de mulheres no Brasil. “Somos mais de 50%”, garantiu ela. Somente no Estado de São Paulo existem 23 milhões de pessoas do sexo feminino, enquanto em Valinhos são 64,8 mil mulheres. “Temos vários papéis, como filha, mãe, esposa, profissional e outros. Mulheres e homens devem se completar”, afirmou.

Em seguida, as mulheres fizeram uma roda de conversa com o tema A Mulher no Mercado de Trabalho. “Mulher informada é mulher protegida”, afirmou a advogada Alexsandra Parra, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que dividiu o espaço com a também Cláudia Regina de Melo Melchert, também presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos.

Estiveram presentes ao evento a presidente e o diretor do Fundo Social, Eva Aparecida Cassolli e Fábio Cuono, respectivamente, a presidente do Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Dorothy Stang, Teresita Espinós Souza Amaral, a dona Teresita; a responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM), Marilene Santos, e as voluntárias do órgão.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo