08 MAR 2024
GABINETE DA PREFEITA
Mês da Mulher: Valinhos terá várias ações especiais na área da saúde

Entre os dias 18 e 28 uma força-tarefa de Ultrassom será realizada; pacientes serão contatados neste final de semana

A Prefeitura de Valinhos, em celebração ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, realizará a partir do próximo dia 12 diversas ações especiais focando a saúde feminina. As atividades desenvolvidas pela Secretaria da Saúde e inseridas na programação do Mês da Mulher são as seguintes: ampliação do atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), promoção de um mutirão integral, com variedade de serviços e exames, força-tarefa de ultrassom, além de rodas de conversa e palestras.

AUTOCUIDADO

Os Departamentos de Projeto e Orçamentos e de Atenção Básica, ampliarão a oportunidade de autocuidado à mulher, entre os próximos dias 12 e 16, para marcar as comemorações do ‘Mês da Mulher’.

Para facilitar o acesso aos serviços as agendas de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão horário estendido para atendimento da população feminina. Além disso, será promovido um mutirão integral, com variedade de serviços e exames.

Entre os próximos dias 12 e 14, a UBS Jardim Paraíso funcionará das 16h às 19h, com um consultório cada específico para atendimento de pacientes mulheres. Neste período serão desenvolvidas consultas, com coleta do exame de papanicolau e exame de mama, além de agendamentos de mamografia, aferições de glicemia capilar, de pressão arterial, avaliação da odontologia, vacinação, farmácia aberta e ações educativas.

Já entre os próximos dias 13 a 15 a UBS São Marcos funcionará das 16h às 19h, com o total de quatro consultórios simultâneos para atendimento específico do público feminino. Neste período serão desenvolvidos os mesmos serviços citados acima para a UBS Jardim Paraíso.

A mesma programação de serviços com abordagem à saúde integral da mulher será realizada também na UBS Vila Santana, no próximo dia 16, das 8h às 12h . Nesta data a demanda será espontânea, com entrega de senhas e vagas limitadas. Nos serviços ainda serão inseridos vacinação, teste rápido sífilis e HIV, orientações de profissionais de Saúde Mental e do Grupo Rosa e Amor, com entrega de filipetas e café da manhã.

FORÇA-TAREFA DE ULTRASSOM

No período entre o dia 18 e 28 de março, a Secretaria da Saúde promoverá uma força-tarefa de ultrassom, com a realização de aproximadamente 3,2 mil exames, na Faculdade Anhanguera de Valinhos (FAV). O objetivo é planejar, executar e gerir os serviços de saúde em consonância com os princípios do Serviço Único de Saúde (SUS), buscando excelência nas ações direcionadas a integridade na saúde e qualidade de vida dos cidadãos.

Prestaram atendimentos cinco equipes e os pacientes serão contatados por meio de ligações para o agendamento de ultrassons já neste final de semana (9 e 10).

Segundo a Secretaria da Saúde serão realizadas três tentativas para contatar as pacientes em horários e dias diferentes. Serão agendadas pacientes que já estão aguardando por esses procedimentos, portanto, não será livre demanda.

Para participar da força-tarefa de ultrassom será necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e o pedido médico.

Entre os exames que serão realizados estão: USG Transvaginal, USG Abdome total, USG Articulação, USB Mama Bilateral, USG Aparelho Urinário, USG Abdome Superior, USG Tireóide, USG Pélvica, USG Parede Abdominal, USG Próstata, USG Parede Inguinal, USG Partes Moles, USG Bolsa Escrotal, USG Obstétrico, USG Morfológico, USG com Translucência Nucal.

RODA DE CONVERSA

No próximo dia 13, às 10h, na Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional será realizada uma roda de conversa, com a mediação da médica da Faculdade São Leopoldo Mandic, com o tema "Climatério ou menopausa? Venha conversar sobre essa fase da vida da mulher". A ação é voltada para os pacientes que estiverem aguardando atendimento ou para o público em geral presente na unidade e que tenha interesse.

Já no próximo dia 21, às 9h30, também na Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, as usuárias que estiverem em atendimento ou em fila de espera e público em geral poderão participar de roda de conversa sobre fisioterapia pélvica e incontinências. O tema da ação é "Orientação e Conscientização da Saúde Íntima Feminina" e será abordado pelas fisioterapeutas da equipe do serviço municipal, Luciana Martina de S. Magalhães e Márcia Cristina da Cruz.

PALESTRA

No próximo dia 19 será realizada na Secretaria da Saúde, uma palestra sobre "Saúde Íntima Feminina". A ação será voltada especialmente para as servidoras, com abordagem sobre os cuidados e prevenção de disfunções do assoalho pélvico feminino.

Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo - Prefeitura de Valinhos