08 MAR 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
GABINETE DA PREFEITA
Novo programa produtivo e inclusivo para mulheres vulneráveis é apresentado a empresários de Valinhos
Ação é focada na formação de novas costureiras e restaura autonomia do público feminino

Empresários, representantes de entidades e autoridades de Valinhos reuniram-se no auditório do Fundo Social de Solidariedade na quinta-feira (7) para conhecer um novo programa produtivo e inclusivo, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade, para que possam reescrever suas histórias de vida.

A proposta foi apresentada pela Prefeitura de Valinhos e Tecof&Mulher Aurora, por meio do lançamento de acordo de cooperação técnica. “Valinhos valoriza seu público feminino. Cuidamos da sua saúde, da educação de seus filhos em nossas escolas municipais. Oferecemos cursos de cultura, modalidades esportivas, priorizamos a inclusão social e a segurança. E, claro, também nos preocupamos em oferecer meios para que conquistem sua autonomia e o sustento de suas famílias”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, que abriu a apresentação.

A fundadora do Programa Mulher Aurora, Luana Dréger, explanou sobre a importância do Município abrir portas para a iniciativa. “Desde o primeiro momento que estivemos em Valinhos, percebemos que é uma cidade que realmente se preocupa com o público feminino e que quer ver sua evolução e autonomia”, disse.

A apresentação foi destinada a empresários que são optantes do lucro real e que podem fazer aporte ao programa, utilizando o benefício de renúncia fiscal. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. “Abraçamos essa causa justamente pelo viés social que ela tem. Além de capacitação de mão de obra, de qualificação ao emprego e geração de renda, dá a oportunidade para que essas mulheres saiam da situação de vulnerabilidade conquistando seu espaço no mercado de trabalho”, reforçou o secretário da pasta, José Eduardo Camargo.

O curso

A formação tem como público-alvo mulheres entre 18 e 65 anos, em situação de vulnerabilidade social e emocional, incluindo as que tenham deficiência ou tenham sido vítimas de violência ou que sejam imigrantes. Também beneficia aquelas que não tenham renda e segundo grau completo ou que tenham mais de 40 anos.

Cada turma do programa é voltada à formação de 160 mulheres, que terá duração total de 12 meses. Em Valinhos, a expectativa é que a ação seja desenvolvida por cinco anos, beneficiando 800 mulheres ao todo. A capacitação profissional inclui período de seis meses. A proposta ainda prevê encontros diários (de segunda a sexta-feira), com duração de quatro horas por dia.

As participantes do programa também receberão bolsa-auxílio mensal, além de cuidado emocional em encontros semanais até o fim do programa. Ao concluírem, as participantes receberão certificado de participação. “Poderá atender à demanda do mercado municipal e regional, uma vez que esse mercado tem um deficit muito grande de profissionais capacitados”, falou o secretário da pasta, José Eduardo Camargo.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo