12 MAR 2024
Guarda Civil Municipal captura cobra próximo à Santa Casa de Valinhos
Serpente tinha aproximadamente 90 centímetros

Na tarde desta terça-feira, dia 12, a Guarda Civil Municipal de Valinhos foi acionada pelo telefone 153 para atender uma solicitação inusitada: a captura de uma cobra da espécie jiboia, em um terreno próximo à Santa Casa de Valinhos.

A ocorrência foi na Rua Professor José Leme do Prado, na altura do nº 53, no Jardim Soleil. A serpente, de aproximadamente 90 centímetros, foi capturada pelo Grupo Ambiental (GAM), com a ajuda do subinspetor GCM Medeiro e do GCM Atair. A cobra já foi conduzida para soltura em seu habitat.

O GAM, da Guarda Civil Municipal de Valinhos, atua no patrulhamento preventivo nos bairros rurais e é responsável pela fiscalização dos agentes causadores de poluição e degradação do meio ambiente urbano e rural. “Também colabora na captura de animais silvestres em imóveis ou áreas urbanas, tal como a ocorrência desta terça-feira, para que esses possam ser devolvidos ao seu ambiental natural”, disse a comandante da corporação, Sandra Magalhães.

Orientações

A Guarda Civil Municipal de Valinhos orienta o morador para que, deparando-se com animais silvestres em imóveis ou áreas urbanas, para que se afaste e acione a corporação por meio do telefone 153. “Não orientamos que o morador faça a captura sozinho. Nossa equipe faz treinamentos e segue protocolo próprio para esse tipo de situação”, disse Magalhães.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo