19 MAR 2024
Servidores públicos recebem treinamento do formulário ‘Censo PCD’
A capacitação busca ampliar o alcance da pesquisa das pessoas com deficiência na cidade e aumentar a taxa de resposta do censo por meio de profissionais engajados na causa

Nesta segunda-feira (18) a Prefeitura de Valinhos reuniu representantes de diversos segmentos públicos como Unidades Escolares, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Central iCidadão, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Associação Cultural, Educacional Social e Assistencial Capuava (ACESA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para um treinamento do formulário do 'Censo PCD', que visa capacitar os profissionais para auxiliar nesta demanda e ampliar o alcance da pesquisa e aumentar sua taxa de resposta.

O treinamento dos servidores públicos faz parte do ‘Plano de Ação para o Avanço do Censo da Pessoa com Deficiência’, que quando concluído permitirá obter dados mais precisos e abrangentes sobre a população com deficiência na cidade, subsidiando a criação de políticas públicas eficazes.

“Com a capacitação dos nossos profissionais que atuam nos serviços públicos do município, facilitamos o acesso das pessoas ao preenchimento do formulário do censo PCD, de forma que disponibilizamos um auxiliador em cada segmento municipal, seja na saúde, educação, assistência social, que pode sanar dúvidas, facilitar o acesso ao portal e o preenchimento das informações, além de explicar a importante da atualização do censo”, destacou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy.

Mapeamento

De acordo com o IBGE, Valinhos teria cerca de 5,7 mil pessoas com deficiência. Mas os dados são de 2010 e não mostram a atual realidade municipal. Por isso, o objetivo do censo é mapear e quantificar quantas pessoas com deficiência vivem na cidade, a fim de identificar suas reais necessidades e, a partir disso, quais políticas públicas podem ser implementadas em seu benefício.

O formulário do Censo PCD pode ser acessado pelo link: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/418/censo-pcd-/

Avanços

Valinhos é uma cidade que se preocupa com a acessibilidade. Diversas ações vêm sendo realizadas nos últimos anos pensando nas pessoas com deficiência, como na área da Educação, com o Núcleo de Atendimento à Educação Especial, sala com recursos em escolas municipais, óculos com visão artificial e convênio com instituições especializadas como a Associação Cultura Educacional Social e Assistencial de Capuava (ACESA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Na área da Saúde foi criado o Centro de Referência do Autismo, que atende 60 pacientes. Já na Assistência Social o convênio com a APAE desenvolve o Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias. No Esporte há o Adapta Valinhos, que promove a inclusão. Playgrounds inclusivos, transportes adaptados e botoeiras sonoras no trânsito também são realidades do município.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos