01 ABR 2024
Força-tarefa de ultrassom atende 2 mil pacientes
Dos 3,5 mil exames previstos foram realizados 2.656 ; pacientes faltantes devem realizar reagendamento nas UBS

A força-tarefa de ultrassom realizada pela Prefeitura de Valinhos atendeu o total de 2 mil pacientes em nove dias úteis. A ação foi promovida pela Secretaria da Saúde, em parceria com a Faculdade Anhanguera de Valinhos (FAV), na sede da instituição, entre o dia 18 e 28 de março.

Segundo a Secretaria da Saúde, dos 3,5 mil exames previstos foram realizados 2.656, em função do alto índice de faltantes, que foi de 24,11%. Esses pacientes que não compareceram, mesmo após terem confirmado a participação na força-tarefa deverão agora realizar reagendamento com o pedido do exame em mãos, na Unidade Básica de Saúde que lhes atendem por bairro ou região.

A Secretaria da Saúde frisa que todos os pacientes agendados para a força-tarefa estavam no aguardo por ultrassons e que não houve livre demanda. Todos que tinham pedido para os procedimentos foram contatados por meio de ligações para o agendamento específico de ultrassons, em três tentativas em horários e dias diferentes.

Cinco equipes atuaram na realização dos exames e o objetivo da força-tarefa foi planejar, executar e gerir os serviços de saúde em consonância com os princípios do Serviço Único de Saúde (SUS), buscando excelência nas ações direcionadas a integridade na saúde e qualidade de vida dos cidadãos.

Entre os exames que foram realizados estavam USG Transvaginal, USG Abdome total, USG Articulação, USG Mama Bilateral, USG Aparelho Urinário, USG Abdome Superior, USG Tireóide, USG Pélvica, USG Parede Abdominal, USG Próstata, USG Parede Inguinal, USG Partes Moles, USG Bolsa Escrotal, USG Obstétrico, USG Morfológico, USG com Translucência Nucal.

Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo