01 ABR 2024
SAÚDE
Câncer Bucal: prevenção e diagnóstico serão realizados em UBSs a partir desta terça-feira (2)
Ação ocorrerá paralelamente à Campanha de Vacinação contra Influenza

A Prefeitura de Valinhos inicia nesta terça-feira (2), a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. A ação é uma realização da Secretaria da Saúde e ocorrerá paralelamente à 26ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Os munícipes que forem se vacinar contra o vírus influenza, causador da gripe, poderão procurar pelas equipes de saúde bucal das UBSs para solicitar a realização de exame da cavidade oral. Ele é feito por um cirurgião-dentista e não é necessário agendamento prévio.

Segundo a Secretaria da Saúde, em geral, o câncer bucal, em seu estágio inicial, não apresenta sintomatologia. Por isso, é importante procurar um cirurgião dentista com frequência. Placas brancas e vermelhas e pequenas úlceras, por exemplo, podem ser visualizadas logo no início e, consequentemente, a possibilidade de cura é muito grande.

“As UBSs são porta de entrada para o atendimento voltado à saúde bucal. Muitas lesões pré-cancerosas de boca, cânceres de boca e orofaringe são diagnosticados precocemente pelo dentista durante consultas de rotina”, afirma a gestora do Departamento de Odontologia, a cirurgiã dentista Nayene Leocádia Manzutti Eid.

A cirurgiã dentista explica que em casos de alterações, os pacientes terão continuidade no atendimento e deverão retornar em data agendada pela unidade de saúde para reavaliação e encaminhamento ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), se necessário.

“Caso haja suspeita de malignidade, o paciente deverá ter o exame marcado com o estomatologista do CEO, sem necessidade de aguardar a reavaliação. No local, são realizadas as biópsias das lesões de boca e, se confirmado o diagnóstico de câncer, é feito o encaminhamento imediato para o tratamento. Todo o processo é realizado pela rede municipal”, detalha Nayene, ao complementar que os cirurgiões dentistas, recomendam o autoexame da boca, mensalmente, diante de um espelho, para verificar se existe qualquer área anormal, como manchas brancas (leucoplasia), feridas ou nódulos.

Segundo a gestora do Departamento de Odontologia, o autoexame é muito importante, principalmente, para pessoas que fumam e/ou ingerem bebidas alcoólicas rotineiramente, pois ambos aumentam o risco de desenvolver esse tipo de câncer.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo