05 ABR 2024
Seis aspirantes de Bragança Paulista participarão de formação da GCM
Conclusão está prevista para agosto deste ano
A Academia de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (AFAP), da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos, firmou Termo de Cooperação com a corporação de Bragança Paulista. O convênio garante a participação e formação de seis novos aspirantes, que ingressarão no treinamento da 3ª turma a partir do dia 15 deste mês.

“As aulas já estão em andamento desde o final de março, quando houve a entrega da sala de instruções Inspetor Edgar Ramilo”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva. A sala recebeu este nome em homenagem a um guarda-civil, que dedicou sua vida à segurança até 2022, quando faleceu.

O secretário ainda informou que os aspirantes ingressarão na turma tão logo terminem as abordagens municipais e serão bem-vindos ao grupo. “As disciplinas que estão sendo ministradas neste momento referem-se a assuntos da GCM de Valinhos, tais como Leis Municipais e plano de cargos e carreira de cidade. Depois seguiremos com a totalidade das abordagens com a participação dos aspirantes de Bragança Paulista”, completou.

Treinamento

As aulas acontecem sempre de segunda a sexta-feira. O treinamento terá duração de 20 semanas (5 meses), com aproximadamente 920 horas/aula, entre  teóricas e práticas, com estágio.

Durante o aprendizado são repassados conhecimentos sobre direitos e suas legislações, primeiros-socorros, defesa pessoal, treinamento de tiros, estudos psicológicos, entre outros.

A formação dos novos aspirantes ao posto de guarda-civil municipal é uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com, no mínimo, 480 horas de curso, distribuídos em 43 disciplinas entre teoria e prática, incluindo palestras.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo