18 ABR 2024
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos é a 3ª cidade da RMC e a 28ª do país em ranking de Cidade Sustentável
Região Central de Valinhos - Foto Thayna Gemin
Município é destaque em levantamento da plataforma Bright Cities, que avalia mais de 40 indicadores

Valinhos ocupa a 3ª posição na Região Metropolitana de Campinas (RMC) no ranking Cidade Sustentável 2024, ficando atrás apenas de Americana (2ª) e Campinas (1ª). Entre os municípios do Estado de São Paulo, está na 17ª colocação. No cenário nacional também é destaque, com a 28ª posição entre as 319 cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes, incluindo as capitais.

O ranking foi divulgado nesta terça-feira (16) pela plataforma Bright Cities, que atua no diagnóstico para cidades e trabalha com mais de 100 indicadores relacionados à Organização Internacional de Padronização (ISO) 37120 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com a Bright Cities, “uma Cidade Sustentável é aquela que busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras”.

DIVISOR DE ÁGUAS

Na avaliação da prefeita Lucimara de Godoy, o resultado comprova as melhorias implantadas pela atual administração em todas as áreas analisadas. “Na Segurança, nosso sistema com mais de mil câmeras de monitoramento foi um divisor de águas. Na Saúde, resolvemos problemas crônicos de falta de remédios, implantamos prontuários eletrônicos e Farmácia 24horas. Na Educação, reformulamos a merenda, adquirimos tecnologia e entregamos novas creches. Nos bairros, estamos levando asfalto novo. Temos muito a fazer, mas os indicadores confirmam que Valinhos está no caminho certo”, exemplifica.

A prefeita reforça que um dos pilares das ações deste governo é o cuidado do ser humano. “A implantação do Programa Saúde da Família, do Centro de Referência do Autismo ou as reformas dos prédios que oferecem os serviços públicos são exemplos da nossa missão de cuidar das pessoas”, completa.

INDICADORES

O diagnóstico realizado pela Bright Cities levou em consideração 40 indicadores elencados na norma ISO 37120, um padrão internacional que estabelece indicadores e metodologias para medir e avaliar o desempenho dos serviços e da qualidade de vida em áreas urbanas, com foco em cinco pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança, infraestrutura e serviços básicos.
Entre os itens analisados, estão conectividade, consumo de água, número de empresas, número de leitos hospitalares, mortalidade infantil, número de médicos e de professores, emprego e coleta de lixo.
Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo