Dois trabalhos científicos da Vigilância Sanitária de Valinhos foram premiados no XIV Fórum Internacional de Especialistas realizado nos últimos dias 15 e 16, em Brasília. Ao todo, os especialistas receberam e avaliaram 96 trabalhos de todo o país e selecionaram apenas seis projetos como "modelares" para serem apresentados no Fórum. Apenas um trabalho foi escolhido com destaque e pertence a Valinhos.
O trabalho de destaque, intitulado "Avaliação das Condições Físicas e Funcionais para Licenciamento Sanitário", é de autoria da engenheira civil sanitarista Ana Paula Nogueira Araujo, que fez a apresentação na abertura do Fórum, ao lado do diretor da América Latina do FDA (Food and Drug Administration - referência mundial em promoção e proteção à saúde), Michael Rogers.
O outro trabalho valinhense selecionado pelos especialistas para ser levado ao Fórum Internacional é de autoria da enfermeira Anna Carla Moleta sobre "Protocolo de Central de Material e Esterilização na rede de saúde do município", que foi exposto em plenárias de trabalhos científicos aprovados.
Para a diretora do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria da Saúde, Carina Missaglia Dias, ao qual a Divisão de Vigilância Sanitária está vinculada, a premiação dos dois trabalhos desenvolvidos no município pelos profissionais da área é motivo de orgulho e satisfação. "Demonstra o nível técnico de nossos profissionais, bem como a qualidade do trabalho que desenvolvem na área", afirmou.
Com o tema central: "Vigilância Sanitária: aspectos essenciais e emergentes", o evento contou mais de 100 participantes de empresas privadas e do setor público (Ministério da Saúde, Anvisa, Inmetro, Ital, Estados e Municípios).
Município modelo - O melhor trabalho científico escolhido no Fórum refere-se à aprovação de projetos e edificações, com emissão de Laudo Técnico de Avaliação (LTA), que foi idealizado de forma piloto por Valinhos em 2002, que para o Fórum abordou como destaque o licenciamento sanitário.
O projeto valinhense tornou-se modelo para outros municípios, e em maio a engenheira Ana Paula ministrou curso para técnicos de 42 municípios da região. O LTA antecede ao processo de regularização da Licença de Funcionamento na Vigilância Sanitária e Autorização de Funcionamento expedida pela ANVISA-MS, pois levanta a importância da análise e aprovação do projeto arquitetônico pela equipe técnica de Vigilância Sanitária, em fase anterior a instalação do estabelecimento assistencial ou de interesse à saúde no imóvel. A medida contribui para minimizar os riscos sanitários decorrentes de um fluxo físico-funcional inadequado, aliado à precariedade estrutural, e tem como resultado empresas e instituições desenvolvendo suas atividades em conformidade com as legislações vigentes.
"Motivo de honra" - Para a engenheira Ana Paula, que é concursada na rede desde 1999, a apresentação do trabalho científico ao lado do diretor do FDA foi "motivo de honra", assim como o fato de Valinhos ter um trabalho sido escolhida. "Enquanto profissional da engenharia, esse trabalho é um marco na minha carreira", disse.
Em relação ao outro projeto selecionado "Protocolo unificado de Central de material e esterilização", foi implantado na rede municipal em 2010, objetivando a padronização de procedimentos e processos em todas as unidades de saúde, pois as áreas de enfermagem, odontologia e veterinária têm a obrigatoriedade de realizar limpeza, desinfecção e esterilização de seus materiais, conforme previsto em lei.
Os trabalhos valinheses serão apresentados no SIMBRAVISA, que será realizado em Porto Alegre (RS) de 26 a 30 de outubro/2013 .