A exposição conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 16h
A partir desta sexta-feira (1º), às 19h, até o dia 29 deste mês de novembro, o Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinato, em Valinhos, recebe o público para uma exposição inédita que celebra a fusão de dois talentos de Valinhos: o artista plástico e educador Anderson Vicentini e o fotógrafo e pesquisador Tomás Cajueiro. Intitulada "A Beleza e a Cor", a exposição traz uma releitura singular da série fotográfica "A Beleza e a Dor", de Cajueiro, realizada em 2011 na Nigéria, reinterpretada em pinturas por Vicentini.
A exposição conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 16h. O Museu Municipal fica na Rua Doze de Outubro, s/nº, no Centro (Estação Ferroviária.
Saiba mais
A série original de Cajueiro, composta por retratos de pessoas comuns e registros do cotidiano nigeriano, foi exibida em várias cidades da região de Campinas desde 2012, desafiando estereótipos e promovendo uma nova percepção sobre a Nigéria. Já o trabalho de Anderson Vicentini, focado na cultura negra, se destaca pela força de seus retratos em diferentes técnicas artísticas, como aquarela e acrílica.
As obras de ambos os artistas se complementam nesta exposição, na qual Vicentini apresentará dez pinturas originais inspiradas nas fotografias de Cajueiro, oferecendo ao público uma nova interpretação visual da série fotográfica.
Além da exposição, "A Beleza e a Cor" faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, em novembro, e inclui diversas atividades voltadas à educação e à acessibilidade. Serão oferecidas duas oficinas presenciais e online, cujos detalhes serão divulgados ao longo das próximas semanas nas redes sociais do coletivo Ocupe.Arte: Valinhos.
“Com entrada gratuita, a exposição "A Beleza e a Cor" convida o público a explorar o encontro entre fotografia e pintura, num diálogo que valoriza a cultura negra e questiona a construção de imaginários, oferecendo um espaço para reflexão e troca artística. Essa exposição é mais uma iniciativa organizada pelo coletivo Ocupe.Arte: Valinhos, que há anos atua promovendo a arte e a cultura na cidade e na região”, destacam os organizadores.
Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos-sp