Valinhos terá um evento com diversas atrações em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra nesta quarta-feira (20), das 8h às 18h, na Praça Washington Luiz. A iniciativa é uma realização da Associação Afro Cultural de Valinhos e da Prefeitura de Valinhos por meio da Secretaria da Cultura.
A programação especial começa às 9h com a apresentação de louvor da Comunidade Unity. A partir das 10h, haverá a exposição de mandalas do projeto ‘Que toda dor vire arte, vire flor, seja amor’ da artista Rosângela Fazani e suas alunas. Às 14h, haverá roda de capoeira com o grupo Alforria do Brasil. Em seguida, às 15h, a praça será agitada por uma apresentação de corimba com canto e atabaque. A partir das 16h, o grupo Baque Mulher de Campinas fará uma apresentação de música maracatu. Por último, a banda Nosso Dom finaliza o evento com um show de pagode às 17h.
Haverá ainda a presença de foodtrucks e dos artesãos expositores da Feira Arte na Praça durante todo o evento. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da escravidão. A data já era feriado municipal em Valinhos, mas a partir deste ano tornou-se feriado nacional e abrange todo o país.