O uniforme escolar como novo espaço democrático. Este é o conceito defendido pela atual Administração Municipal de Valinhos e colocado em prática pela Secretaria Municipal de Educação, dentro da gestão participativa inaugurada este ano. Para tal, a escolha dos novos uniformes escolares está sendo feita através de eleição onde participam pais e alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino.
A informação é do secretário da Pasta, Danilo Sorroce, ressaltando que serão colocados para votação quatro modelos de uniforme (jaqueta, calça e shorts), entre eles o atual, nas cores vermelho, azul-marinho, azul-royal ou verde. Já a nova camiseta adotada é inteiramente branca com o brasão do município.
Esta é a primeira vez na história de Valinhos que os alunos participam da escolha dos uniformes. "A proposta da votação democrática é conferir ao uniforme uma identidade construída de forma participativa, onde todos da comunidade escolar se sentissem valorizados e integrados no dia a dia das instituições, especialmente aqueles que irão usar o uniforme", avalia Sorroce.
"Nunca tivemos isso no Município. Além de novo, é algo que está estimulando os alunos que terão, com o novo projeto, um uniforme escolhido por eles. É algo que está movimentando todos nas escolas graças a uma Administração Municipal que substituiu as "marcas de governo" por um padrão institucional", ressaltou o secretário.
Prazos - A votação será realizada, em toda a rede municipal de ensino, dia 20 de agosto e o resultado entregue na Secretaria da Educação no dia 27. A partir desta semana, os modelos de uniformes estão sendo apresentados aos alunos e pais, para que façam a escolha.
"O modelo que tiver maior votação, entre as quatro opções, é o que será adotado na rede municipal, sem nenhuma imposição", salientou Sorroce.
Os novos modelos passarão a vigorar a partir do ano que vem, para alunos que ingressarem na rede ou para reposição dos uniformes que já não estiverem mais em condições de uso. "Os uniformes atuais continuarão a ter validade até que não tenham mais condições de uso", ressaltou o secretário.
O modelo escolhido passará a ser distribuído gratuitamente pela Administração Municipal para os alunos da rede municipal a partir do primeiro semestre do ano que vem.