Os 120 alunos dos 3º e 4º anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) "Vice-Prefeito Antonio Mamoni", do Parque Figueiras, e que participam da 6ª turma do curso de formação de Agente Mirim de Defesa Civil, tiveram esta semana uma aula especial. Eles aprenderam com soldados do Corpo de Bombeiros a manusear extintores de incêndios.
Os bombeiros integram o grupo que atua na formação dos alunos em parceria com profissionais das Secretarias da Educação, de Transportes e Trânsito, do Meio Ambiente, da Defesa do Cidadão, Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar, grupo de rádio amador de Valinhos e do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), que participa pela primeira vez do programa.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Edilson Bruscalin, o projeto tem como principal objetivo mobilizar as crianças como agentes multiplicadoras sobre o processo de formação de cidadãos conscientes e solidários. Nos três meses de treinamento, os futuros agentes mirins receberão informações sobre segurança e leis de trânsito, meio ambiente, enchentes e alagamentos, além de noções de prevenção de acidentes relacionados a incêndios.
Realização de um sonho – Para muitas das crianças que participaram do treinamento para manuseio dos extintores, a oportunidade de atuar como pequenos bombeiros, mesmo que por alguns minutos, foi a realização de um grande sonho.
Cauê Thiago da Costa Oliveira, de 9 anos, ficou orgulhoso de vestir a roupa de combate a incêndio. "Sempre quis ser bombeiro. A roupa é demais! Foi emocionante combater o fogo igualzinho a um soldado. Foi bom também porque aprendi sobre os diferentes tipos de extintores e saberei usá-los se necessário", garantiu.
A sua colega de sala de aula, Kerolyn Mello de Souza, 9, também se divertiu aprendendo. "Adoro participar deste curso de agente mirim e de aprender coisas novas. Tenho medo de fogo, mas agora que sei um pouco sobre os extintores acredito que é possível prevenir um grande incêndio".
O soldado Waldir Gonçalves Marinates já havia ministrado quatro aulas teóricas para as crianças e na prática permitiu que todos usassem os equipamentos. "Nas aulas deixo claro aos alunos que há extintores para vários tipos de incêndios. Por exemplo, o extintor à base de água não serve para apagar o fogo provocado por líquido inflamável. O combate eficaz depende do bom aprendizado e essas crianças estão sendo treinadas para colaborar com a prevenção".
Visita - Nesta terça-feira, dia 6, o projeto "Agente Mirim de Defesa Civil", referência na RMC (Região Metropolitana de Campinas), recebeu a visita da equipe da Defesa Civil de Bragança Paulista. Na comitiva, estava Eduardo Matias, que implantou em Valinhos o projeto inédito no país em 2007, quando comandava a Defesa Civil local. Hoje, Matias comanda o grupo em Bragança Paulista, que passará a desenvolver projeto semelhante. A equipe acompanhou a aula ministrada pelo guarda civil municipal, Sidney Aureliano na EMEB do Parque das Figueiras sobre hierarquia, disciplina, ordem unida, além de primeiros socorros e treinamento para o Desfile de 7 de Setembro.