Em mais um evento que confirma o resgate do esporte na cidade, 810 atletas de mais de 30 cidades paulistas participaram do 3º Open Valinhos de Jiu Jitsu. A competição foi realizada dias 3 e 4 de agosto no Ginásio Municipal 'Vereador Pedro Ezequiel da Silva', com apoio da Secretaria Municipal de Esportes.
Um público superior a 5.000 pessoas circulou no Ginásio Municipal entre o sábado e o domingo, provando que o jiu jitsu é um dos esportes que mais crescem no Brasil. Assim como nas demais competições de artes marciais que Valinhos vem sediando neste ano, imperou o clima de respeito e ética entre os competidores e espectadores.
Na categoria média para faixas brancas, o valinhense Gabriel Buzanello sagrou-se campeão. O jovem mostrou vocação para modalidade, ao conquistar o título com cinco meses de treino. "Mesmo sendo competições apenas para faixas brancas, com este tempo de treinamento só vencem aqueles apenas que têm dom para o esporte", comentou o organizador do evento e ex-campeão mundial da modalidade, Luiz Felipe.
Nas competições faixa roxa, outro valinhense, Rodrigo Oliveira, se destacou ao vencer na categoria meio pesado e do absoluto.
O ponto alto do 3º Open Valinhos de Jiu Jitsu nas competições absolutas (aberta para todos os pesos) faixa preta, que foram vencidas pelos favoritos Murilo Santana e Luiza Monteiro, ambos de São Paulo e campeões mundiais de suas categorias.
"A cada campeonato de artes marciais tenho mais a certeza de que essas modalidades são ferramentas poderosas para formação do caráter e da personalidade de nossos jovens", afirmou o secretário de Esportes e Lazer Paulo Sabioni 'Periquito'.