A Guarda Civil Municipal de Valinhos prendeu um homem em flagrante por violência doméstica no início da noite desta terça-feira (4) no bairro Santa Cruz, região central da cidade. A equipe da GCM recebeu via telefone 153 o chamado da vítima, uma mulher de 49 anos. Ao chegar na residência, os agentes efetuaram a prisão do autor, marido da vítima, um homem de 36 anos. De acordo com o relato da patrulha da GCM, o homem havia ameaçado cortar o pescoço da vítima, além de a ter agredido com tapas no rosto.
Depois de ser detido pelos agentes da Guarda Civil Municipal, o homem foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Valinhos, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de lesão corporal contra mulher (art. 129, parágrafo 13 do Código Penal) e ameaça contra mulher (art. 147, parágrafo 1 do Código Penal). Foi solicitada a prisão preventiva e o homem foi encaminhado para a cadeia anexa ao segundo distrito policial de Campinas. Ali ficará até a realização de audiência de custódia.
Patrulha “Maria da Penha”
Atualmente a Prefeitura de Valinhos, por meio da Guarda Civil Municipal, dispõe da Patrulha Guardiã Maria da Penha. Trata-se de uma equipe de guardas municipais que cumpre medidas protetivas às mulheres vítimas de violência, estabelecidas pela Justiça, em ação conjunta com a Delegacia de Defesa da Mulher. O grupo também atende ocorrências solicitadas pelo telefone 153.