Visita reforça o compromisso do governo municipal em fortalecer parcerias que promovam a valorização do conhecimento, do meio ambiente e patrimônio cultural
No último dia 7, representantes da Prefeitura de Valinhos visitaram o Observatório Abrahão de Moraes, unidade da Universidade de São Paulo (USP), situada no município. O encontro teve como objetivo discutir possíveis parcerias entre a administração municipal e o Observatório, que desempenha um papel fundamental na pesquisa astronômica e na preservação ambiental.
Durante a reunião, foram discutidos os programas e projetos que podem ser desenvolvidos em parceria com a Prefeitura e relembradas iniciativas como Turismo com as Estrelas, Noite das Estrelas e Portas Abertas, que, no passado, trouxeram visitantes e estudantes para experiências imersivas no Observatório. Além disso, a possibilidade da retomada das visitas das escolas municipais e estaduais ao longo do ano foi destacada como uma parceria.
A comitiva foi recebida pela coordenadora administrativa do Observatório, Janaína Mítica, que atua no local há 24 anos, e pelo professor Rama Teixeira, que há 42 anos contribui para as atividades científicas e educacionais do espaço.
Estiveram presentes na visita o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, o secretário adjunto, Vitor Pontes, a diretora de Turismo, Mônica Santos, o diretor de Eventos, Felipe Meira, e Andréa Franklin, representando o Departamento de Patrimônio Cultural. Também participaram o secretário do Verde e da Agricultura, André Luiz dos Reis, e o diretor de Meio Ambiente, Theophilo Olyntho de Arruda Neto, reforçando a relevância da preservação ambiental e do turismo sustentável na cidade.
A conexão entre o Observatório e a administração pública não é recente. O prefeito Franklin, que atualmente lidera o município, já esteve envolvido na valorização do espaço quando atuou como diretor de Turismo na gestão de 2013 a 2016. Agora, dentro da estratégia do seu Plano de Governo, a Prefeitura busca resgatar a importância do local para a cidade e seus moradores.
Patrimônio científico e ambiental
“Com 53 anos de história, o Observatório Abrahão de Moraes ocupa uma área de 450 mil metros quadrados, sendo um espaço de grande relevância científica, cultural e ambiental. Sua localização privilegiada e importância para a pesquisa astronômica o tornam um ativo valioso para o turismo educativo e a conscientização ambiental”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício.
A visita reforça o compromisso da Prefeitura em fortalecer parcerias estratégicas que promovam a valorização do conhecimento, do meio ambiente e do patrimônio cultural de Valinhos. “As próximas etapas envolverão o desenvolvimento de ações concretas para integrar o Observatório ao calendário turístico e educacional do município”, informa ainda o secretário Fabrício.