Muito aguardadas pela população, as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Valinhos, por meio do Centro Cultural Vicente Musselli, se esgotaram para a maioria das modalidades nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (17), no primeiro dia do período para o preenchimento dos formulários pelo site oficial. Ao todo, foram disponibilizadas 1.023 novas vagas nas áreas de música, dança, teatro e artesanato.
Para 2025, além desse total voltado aos novos alunos, a Secretaria de Cultura e Turismo ofereceu outras 600 vagas remanescentes, relativas ao período de rematrícula do ano anterior, totalizando 1.623 vagas. Esse número representa um aumento de 62% em relação às mil vagas oferecidas em 2024.
Segundo a Secretaria de Cultura, por volta das 15 horas e conforme balanço da coordenação das inscrições, restavam apenas 27 vagas, distribuídas nas modalidades sapateado, jazz, acordeon e prática de conjunto. O período de inscrições prosseguirá até no máximo esta sexta-feira (21) ou até término de todas as vagas.
Para as pessoas que não conseguiram confirmar as inscrições, disponibilizadas por meio de links correspondentes por modalidades, horários e faixas etárias, até esta sexta-feira também a Secretaria de Cultura manterá um acesso pelo endereço: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/463/inscricoes-cursos-centro-cultural-2025/ , o mesmo utilizado para o preenchimento dos formulários, para que os interessados em estudar em um próxima oportunidade em cursos do Centro Cultural se inscrevam em uma lista de interesse, à medida que novas vagas forem surgindo.
O objetivo da lista de interesse é, além disso, criar um banco de dados para dimensionar a demanda por vagas nos 18 cursos atualmente oferecidos e estabelecer meios de ampliar o atendimento aos munícipes.
MODALIDADES
Os cursos oferecidos nas duas escolas livres de artes, Centro Cultural I e II, são nas áreas de música, dança, artesanato e teatro. “O objetivo em oferecer as vagas para novos alunos com início em 2025 é proporcionar o maior acesso possível à cultura e à educação artística para os cidadãos valinhenses, promovendo a inclusão e o desenvolvimento pessoal. Temos um grande projeto de modernização dos espaços culturais de nossa cidade para dotá-los de tecnologia e equipamentos adequados”, destaca o secretário de Cultura, Fabrício Bizarri.
Na área de música, são oferecidos os seguintes cursos: Acordeon (Sanfona), Cavaquinho, Flauta Doce, Prática de Conjunto, Teclado, Técnica Vocal, Violão Clássico e Violino.
Já em dança são oferecidos Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Charme Dance, Hip-Hop, Dança de Salão, Dança do Ventre, Jazz, Sapateado e Capoeira.
Nas artes cênicas há o curso de teatro e nas artes visuais o de artesanato. De acordo com a Secretaria, cada curso possui uma metodologia específica e é estruturado para atender iniciantes a partir de 7 anos, sem limite máximo de idade. Os cursos têm duração variável, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades artísticas.
NOVIDADE
A Secretaria de Cultura e Turismo também informa que um novo curso foi disponibilizado em 2025, o de Prática de Conjunto. “As atividades de Prática de Conjunto serão lançadas esse ano, com a finalidade de captar músicos na cidade de Valinhos, dos mais diversos níveis com seus instrumentos, seccionados por sopro, cordas, teclas e percussão. Essa atividade consiste em captar esses cidadãos cujo estudo e prática se encontram represados à individualidade, abrindo as portas para o convívio musical orientado”, explica Bizarri. O ano letivo dos cursos terá início em 6 de março.