Evento realizado junto com a Feira das Artes terá avaliação da pressão, da saúde bucal, visual e auditiva, vacinação contra a gripe, entre outras atividades
O Circuito da Saúde será realizado neste sábado (5) na Praça Washington Luís, em Valinhos, das 9h às 13h, junto com a Feira das Artes. Como o nome já fiz, o evento será composto por um circuito no qual em cada estação o público recebe um tipo de cuidado. Nestas estações serão feitas aferição da pressão arterial, da glicemia e oximetria, avaliação bucal, visual e auditiva, avaliação emocional, além de orientações sobre a saúde da mulher e da criança. O objetivo da ação é oferecer diversos serviços e despertar na população a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde de forma integral.
Também serão feitas oficinas sobre hábitos saudáveis, sobretudo em relação à alimentação. Além dos procedimentos tradicionais da medicina, a população poderá participar de práticas de terapias complementares, como a auriculoterapia, a laserpuntura e o Lian Gong. Ao longo da manhã serão realizadas aulas de alongamento que vão sendo oferecidas de acordo com a demanda.
O Departamento de Programas da Secretaria da Saúde vai fazer demonstrações de primeiros socorros, especialmente sobre a Manobra de Heimlich utilizada para salvar pessoas engasgadas.
Pessoas que durante as atividades do Circuito da Saúde tiverem alguma suspeita de doença identificada ou necessidade de tratamento odontológico serão encaminhadas para acompanhamento nas unidades básicas de saúde de Valinhos.
O evento é realizado junto com a Feira das Artes que passou a ser aos sábados na praça. A feira conta com onze expositores que vendem diversos produtos artesanais, como peças feitas em crochê, pinturas, artigos religiosos, acessórios, tabuleiros de futebol, além das opções gastronômicas. É uma oportunidade de cuidar da saúde e prestigiar os produtos feitos pelos artesãos de Valinhos.
O Circuito da Saúde é uma realização das Secretarias da Saúde; de Esportes e Lazer; da Cultura e Turismo; Obras Públicas e da Faculdade São Leopoldo Mandic.
Vacinação
O Circuito da Saúde vai disponibilizar vacinas contra a gripe, meningite ACWY e HPV. A vacinação contra a gripe começa oficialmente no dia 7 de abril em todas as unidades básicas de saúde de Valinhos, mas pessoas do grupo prioritário que quiserem antecipar a imunização podem garantir a proteção no sábado durante o evento.
Pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacina da gripe:
Crianças de 6 meses até menores de 6 anos;
Gestantes e Puérperas;
Povos indígenas;
Quilombolas;
População em situação de rua;
Trabalhadores da saúde;
Idosos de 60 anos ou mais;
Professores e funcionários de instituições de ensino básico e superior;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Caminhoneiros;
Trabalhadores portuários;
Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
Pessoas com deficiência permanente;
Trabalhadores dos Correios.
Atenção! A Prefeitura de Valinhos informa que durante o evento Circuito da Saúde só serão vacinadas contra a gripe as crianças maiores de dois anos. Crianças maiores de seis meses e menores de dois anos devem receber a aplicação nas unidades básicas de saúde.
Quem pode receber a vacina da meningite?
crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos.
Quem deve ser imunizado contra o HPV?
Crianças e jovens entre 9 e 19 anos.
Para a vacinação, as pessoas devem levar:
Caderneta de vacinação;
Cartão SUS;
CPF.
Serviço:
Circuito da Saúde
Data: 5 de abril (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Local: Praça Washington Luís - Valinhos