Em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no domingo (6), e ao Mês de Combate à Hipertensão, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Prefeitura de Valinhos promoveu uma tarde especial voltada à saúde e ao bem-estar dos participantes. A programação incluiu palestra educativa, aferição de pressão arterial e uma animada aula de atividade física em grupo.
A ação, organizada pela Secretaria da Família e da Mulher em parceria com a Secretaria da Saúde, teve como objetivo conscientizar sobre a importância do movimento corporal na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida, especialmente na terceira idade.
“Manter o corpo ativo é fundamental em todas as fases da vida, mas, para os idosos, isso tem um impacto ainda mais positivo, contribuindo para a autonomia, o equilíbrio emocional e a saúde cardiovascular”, destacou a secretária da Família e da Mulher, Dalva Berto. “Esses encontros reforçam o compromisso da gestão do prefeito Franklin com o cuidado e o respeito aos nossos idosos.”
Durante a palestra, profissionais de saúde explicaram os benefícios da atividade física regular e deram orientações práticas sobre como incluir o movimento na rotina de forma segura. Em seguida, foi realizada a aferição de pressão arterial, permitindo que os participantes acompanhassem sua saúde de forma preventiva.
Marisa, coordenadora do CCI, destaca a importância da programação para a saúde dos idosos. “É muito importante para nossos idosos para que eles possam ser acolhidos e orientados na prevenção e nos cuidados. Aqui no CCI cuidamos deles com todo carinho para que vivam bem, com alegria e com qualidade de vida”.
Para os participantes, o CCI é um ‘divisor de águas’. Maria Neida Oliveira fala sobre as transformações que as atividades proporcionaram para sua vida, inclusive dos benefícios para a saúde física e mental. “É muito bom poder participar das atividades do CCI. Eu era tímida, tinha ansiedade, depressão, mas agora sou outra pessoa”. Maria de Lurdes Quirino destaca a mudança de hábitos. “O CCI trouxe para mim um renovo. Tinha uma vida acomodada e sedentária, mas depois que conheci, a minha vida mudou”.
A Prefeitura reforça que o CCI oferece, ao longo do ano, diversas atividades voltadas ao público idoso, como oficinas, grupos de convivência, ginástica e rodas de conversa.