O antigo Clube da ADC Rigesa já pode ser considerado um espaço público. A abertura das portas para uso da população está prevista para o mês de maio. O anúncio foi feito pelo prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (10) para apresentação do balanço de 100 dias de governo.
A ação, que marca o cumprimento efetivo de um compromisso assumido por Franklin com a população, está sendo viabilizada através de uma permuta realizada com o proprietário da área. As avaliações foram 100% realizadas por funcionários de carreira da Prefeitura de Valinhos. “Estamos assumindo o espaço do clube sem nenhum custo para a Prefeitura. Selecionamos áreas públicas e fizemos a troca pela estrutura completa do complexo da ADC Rigesa”, afirmou o prefeito.
De acordo com informações da Prefeitura, entre as áreas está o campo do Inamps, localizado ao lado da Câmara Municipal. O espaço, contudo, continuará a disposição da população. “Conseguimos realizar a troca das áreas para garantir a posse do clube. Porém, negociamos com o proprietário e contabilizamos mais uma conquista: a cessão do Campo do Inamps para uso público. Ou seja, teremos os dois campos - o do Clube e do Inamps - disponíveis para a população”, ressaltou Franklin.
Ainda durante a coletiva, Franklin ressaltou a importância da memória afetiva em torno de um complexo esportivo que marcou a história do esporte em Valinhos por décadas e teve suas atividades encerradas em 2014. O espaço é composto por campo de futebol com arquibancada, quadra poliesportiva coberta, piscina e uma ampla área de lazer.
Área do município
Franklin lembrou ainda que dentro do complexo existe um trecho de área que já pertence ao município. Em 1955, primeiro ano da Emancipação Político-Administrativa de Valinhos, a Câmara Municipal aprovou e o então prefeito Jerônimo Alves Correa promulgou a Lei 54/1955, que autorizava a “prefeitura municipal a fazer doação, de trechos das ruas no Loteamento da Vila Papelão, ao Rigesa Esporte Clube”.
As ruas, a que se refere a Lei de 1955, são as atuais Professor Cristiano Wolkart e Alberto Milani. A soma dos dois trechos de rua que fazem parte do complexo construído pelo ADC Rigesa é de quase seis mil metros quadrados.
Em seu artigo 4º a Lei determina que a presente doação será feita unicamente ao ‘Rigesa Esporte Clube’. Extinto o donatário, por quaisquer motivo e a qualquer tempo, a área correspondente à presente doação reverterá à Prefeitura Municipal de Valinhos”. Esse quantitativo da área foi, portanto, descontado do cálculo da permuta.