Trabalho de zeladoria prossegue com ações pontuais nos bairros; mais de 120 bairros foram atendidos
A Secretaria de Serviços Públicos encerrou nesta semana a Operação Limpa Valinhos, uma força-tarefa que percorreu toda a cidade durante quatro semanas para recolher diversos tipos de materiais inservíveis. Mais de 500 toneladas de materiais de descarte foram recolhidas pelos caminhões durante a operação em 120 bairros de Valinhos. Nos bairros Parque Portugal, Jardim Paraíso, Jardim Pinheiros, Jardim Jurema e Vale Verde foram coletados os maiores volumes de resíduos.
A programação começou no dia 22 de fevereiro e terminou no dia 25 de março, mas o trabalho foi estendido até o início de abril para que a Prefeitura pudesse fazer um "pente fino" em locais onde havia objetos a serem recolhidos. A atividade programada nos bairros foi encerrada, mas a secretaria continua com intervenções pontuais em locais em que ocorra acúmulo de resíduos.
Para o secretário de Serviços Públicos, Lucas Fumacinha, a operação foi importante para resgatar o cuidado que todos devem ter com a cidade. "Há anos a cidade de Valinhos não tinha uma operação como esta realizada também aos finais de semana, e a resposta da população foi muito boa. As pessoas colaboraram deixando os materiais na calçada no horário certo, formando uma verdadeira parceria com a Prefeitura para tornar Valinhos mais limpa e organizada", explica o secretário.
O objetivo da operação Limpa Valinhos foi mobilizar a cidade para as ações preventivas contra a Dengue, principalmente no cuidado com a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Serviços Públicos continua atuando para identificar pontos de descarte irregular e promover ações periódicas de limpeza nos bairros.