O Cemitério Municipal São João Batista, em Valinhos, estará fechado à visitação pública nesta quinta-feira (15) para dedetização por empresa especializada. O objetivo do serviço, que é periodicamente realizado pela Prefeitura, sob a supervisão da Secretaria de Obras Públicas, é prevenir a circulação de escorpiões e outras pragas.
A entrada só será permitida para velório e sepultamento. Após a dedetização, será proibida a lavagem de túmulos por dois dias para não cortar o efeito do produto. O cemitério será reaberto normalmente no dia seguinte, na sexta-feira (16), às 7h.
As últimas dedetizações periódicas realizadas no cemitério foram em 1º de abril e 18 de março. De acordo com a Secretaria de Obras, a ação é uma medida preventiva fundamental no cemitério, onde a presença de pragas e insetos pode ser maior devido à presença de matéria orgânica em decomposição.
“A aplicação do veneno deve ser feita com frequência para evitar a infestação destes animais no interior do cemitério e no entorno, promovendo dessa forma a segurança dos visitantes e trabalhadores que atuam na área, bem como dos moradores da região”, destaca o secretário Alexandre Emerson de Oliveira (Deco).