Valinhos deu mais alguns passos decisivos para o fortalecimento da agricultura local. Após sua revitalização predial, a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAAE), fará a reinauguração da Casa da Agricultura na próxima quinta-feira (22), às 10h, oficializando seu nome. Na ocasião haverá ainda a assinatura de adesão da cidade ao Programa Município Agro.
Oficialmente chamada de Casa da Agricultura Francisco Fabiano, a entrega do espaço significa a retomada do convênio celebrado entre a administração municipal e a SAAE, que estava abandonado há mais de oito anos. A obra de revitalização é uma parceria entre a Prefeitura e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
“O prefeito Franklin determinou a retomada desse convênio com o objetivo de criar um espaço de interlocução e mediação das necessidades do homem do campo valinhense”, detalhou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
Para facilitar o contato e troca de informações, a Pasta terá à disposição uma sala. Conforme o secretário, a reinauguração da Casa da Agricultura também marca o início de um novo tempo para o setor agrícola, com benefícios diretos aos produtores e ao desenvolvimento do agronegócio, impulsionado por políticas públicas lideradas pela Secretaria do Verde.
Homenagem ao agricultor Francisco Fabiano
A reinauguração será uma oportunidade para oficializar e homenagear o agricultor Francisco Fabiano, mais conhecido como Vô Chico Fabiano.
A indicação do nome do agricultor à Casa da Agricultura da cidade foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alesp) em junho do ano passado, feita pelo deputado Edmir Chedid (União), atendendo o pedido do vereador Veiga.
Ele nasceu em 1912 na Fazenda Bela Vista, distrito de Rocinha, atualmente Vinhedo, e cresceu na Fazenda Rio da Prata, vindo a falecer no ano de 2.000 em Valinhos, onde residia.
Foi em Valinhos que o agricultor se destacou, deixando um legado de trabalho e união familiar na agricultura, incluindo a produção de frutas como figo, goiaba, carambola e pêssego.
Liderado pelo agricultor, a família Fabiano fundou a empresa Campal Frutas, que produz frutas como figo, goiaba, carambola e pêssego.
Adesão ao Programa Município Agro
Na mesma data também terá a assinatura de participação de Valinhos no Programa Município Agro. “O programa irá ranquear os municípios paulistas com as melhores práticas e desenvolvimento no setor agropecuário. Os melhores receberão recursos do Estado”, acrescentou o secretário do Verde.
Também conhecido como Município Agro - Ranking Paulista, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O programa incentiva a implementação de políticas públicas e ações que promovam a sustentabilidade e o crescimento do agronegócio local.
A reinauguração e assinatura do programa contará com a presença do secretário Executivo da Agricultura e Abastecimento, Édson Alves Fernandes.