Nesta quarta-feira (28) quando Valinhos comemora 129 anos, entre as atividades culturais programadas pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, haverá uma apresentação especial da ‘Orquestra Arte Valinhos’, formada por alunos de música do Centro Cultural Vicente Musselli. A atividade será o lançamento do evento mensal ‘Quarta é Nobre’, uma iniciativa que celebra a arte e o talento dos alunos da instituição. O evento acontecerá sempre na última quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, proporcionando ao público uma noite especial de música, cultura e integração.
A estreia do projeto cultural com a apresentação da Orquestra, sob regência do maestro Rone Moreira, terá início 19h30, no ‘Plenário Ulisse Guimarães’, localizado na Unidade I, do Centro Cultural, mas os ingressos para acesso gratuito já estão esgotados para esta primeira edição, em razão da limitação dos assentos do auditório.
“Estamos muito ansiosos para nos apresentar no aniversário de nossa cidade e também felizes com a grande repercussão do evento. Os ingressos gratuitos se esgotaram muito rapidamente assim que começamos a divulgar a apresentação internamente aos alunos. Sinal que provavelmente iremos fazer uma outra apresentação com o mesmo tema, a fim de atender maior demanda”, destaca o maestro Rone.
Segundo o maestro, será apresentado um repertório Sacro, dos anos 1.700 e 1.800. “Esse concerto estava sendo recomendado por familiares e alunos, que sentiam falta de algo com essa proposta. Durante a apresentação, abordarei alguns temas específicos e relevantes, que serão muito importantes para o bom entendimento da plateia. Tocaremos com 20 músicos, alguns são alunos do Centro Cultural, outros são convidados. Essa mescla trará crescimento técnico e musical para nossos alunos, o que também faz parte da formação deles aqui pela nossa escola”, informa Rone.
O Maestro ainda destaca que a Orquestra nasceu em 2013 quando os alunos do Centro Cultural não tinham onde tocar quando já estavam preparados. “Alguns tocavam em igrejas, mas a maioria não, então acabavam abandonado a vida musical por não terem onde tocar. E há 12 anos iniciamos esse projeto, que aos poucos foi se fortalecendo. Hoje temos um grupo de alunos compromissados com a nossa Orquestra e, eventualmente, convidamos músicos para se apresentarem conosco. Inclusive, o convite sempre estará estendido a todos os músicos que não têm onde tocar e desejam participar de alguma forma musicalmente”, convida.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, será uma honra receber na estreia do ‘Quarta é Nobre’, nas comemorações do aniversário da cidade, a Orquestra Arte Valinhos que tem suas raízes no Centro Cultural e sempre encanta as plateias por onde se apresenta, com música de alta qualidade. “A proposta do Quarta Nobre é valorizar a formação artística dos alunos, oferecer visibilidade aos projetos culturais desenvolvidos na cidade e fomentar o acesso da população à música de qualidade”, detalha.