A cidade de Valinhos marcou presença na etapa regional dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), realizada em São João da Boa Vista entre os dias 19 e 24 de junho. O evento reuniu 42 municípios da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A cerimônia de abertura, realizada na sexta-feira (20), marcou o início de uma semana repleta de competições, integração e superação, com a participação destacada da delegação de Valinhos, apoiada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
Delegação valinhense: representatividade e dedicação
Valinhos esteve representada por 38 atletas, que competiram em nove modalidades: Atletismo Masculino (1 atleta), Bocha Masculino (3 atletas), Damas (1 atleta), Dança de Salão Misto (2 atletas), Natação Masculino (3 atletas), Tênis de Campo (3 atletas), Tênis de Mesa (2 atletas) e Voleibol Adaptado Feminino (23 atletas). A delegação contou ainda com oito integrantes entre professores e equipe de suporte, liderados pelo chefe de delegação, Wesley Perceguini. Os atletas ficaram hospedados na EMEB Luiza de Lima Teixeira, em São João da Boa Vista, onde puderam vivenciar momentos de confraternização e troca de experiências.
O secretário de Esportes e Lazer de Valinhos, Renato Florêncio, destacou o valor da participação dos atletas e o envolvimento da gestão municipal para o sucesso da delegação. “Agradecemos e parabenizamos todos os atletas, técnicos e membros da delegação pelo empenho e pelos resultados alcançados. O sucesso da participação valinhense no JOMI 2025 só foi possível graças à dedicação das nossas equipes de serviço e ao apoio de vários setores da nossa gestão, como as secretarias de Saúde e Educação, que disponibilizaram pessoal e estrutura para nos ajudar com todos os detalhes”, afirmou.
Destaques da Competição
Os atletas valinhenses demonstraram talento e determinação, conquistando resultados expressivos em diversas modalidades. Entre os destaques, estão os medalhistas que representaram Valinhos no Quadro de Honra do JOMI:
Maria do Perpétuo Socorro Zold (Tênis Feminino Cat. B – 70+): com habilidade e precisão, Maria conquistou a medalha de ouro e garantiu sua classificação para a Final Estadual do JOMI.
Luiz Henrique Francisco (Tênis Masculino Cat. A – 60+): com destreza e estratégia, Luiz garantiu o ouro e a vaga na Final Estadual. Tanto Luiz quanto Maria foram acompanhados pelo técnico, prof. Pedro Stucchi.
Joana Domingues S. Palmeira (Tênis de Mesa Feminino Cat. A – 60+): Joana brilhou na competição, levando para casa a medalha de ouro e a classificação para a etapa estadual.
Sobre o JOMI
Criado em 2014, os Jogos da Melhor Idade promovem saúde, bem-estar e socialização para a população idosa, alinhando-se à política de envelhecimento ativo recomendada pela ONU. Além das competições, o evento valoriza a integração entre municípios e incentiva hábitos saudáveis na terceira idade, fortalecendo laços de amizade e respeito.