A campanha de recolhimento de embalagens vazias de defensivo agrícola junto aos produtores rurais em Valinhos acontece na próxima quarta-feira (2), entre 8h e 14h. O material deverá ser entregue na sede da Associação Nipo-Brasileira no Bairro Macuco, que fica à Rua Valdemar Lazaretti, 165. A ação é uma parceria entre a Prefeitura, o Sindicato Rural, a Associação Agrícola, além da associação nipo-brasileira.
“O objetivo da ação é incentivar e apoiar os produtores a realizarem o descarte correto desses resíduos, o que também colabora para a preservação ambiental, além da logística reversa”, afirmou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.
O projeto acontece uma vez ao ano, com apoio e a presença de técnicos da Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo), que mantém um posto de recolhimento na Rodovia Dom Pedro, no Km 122, em Valinhos, para onde é encaminhado o material recolhido.
Ação educativa
Na ocasião, os produtores também receberão folhetos explicativos sobre a importância do descarte adequado para suas terras e para o meio ambiente, além do comprovante da execução do procedimento correto, importante em caso de fiscalização.
A ação faz parte do setor de Logística Reversa de Embalagens de Defensivo Agrícola, que visa o recolhimento e a destinação ambientalmente correta das embalagens, de acordo com as normas vigentes.
Em Valinhos, em 2024, foram coletadas um total de 5.930 embalagens vazias de defensivos agrícolas, incluindo tampas e embalagens flexíveis. Em julho de 2023, foram recolhidas 3.224 unidades.
Serviço:
Recolhimento de embalagem vazia de defensivo agrícola
Dia: 2 de julho
Horário: das 8h às 14h
Local: Associação Nipo-Brasileira (Rua Valdemar Lazaretti, 165, no bairro Macuco)