O prefeito Clayton Machado participou nesta terça-feira, dia 16, da 139ª Reunião dos Membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada em Nova Odessa. A temática principal relacionou-se a dois estudos iniciados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) referentes à utilização de malha ferroviária para transporte de passageiros na Região Metropolitana de Campinas.
Segundo chefe do departamento de planejamento de transporte da CPTM, Rodrigo Sartoratto, as prefeituras devem responder ao questionário já enviado, solicitando informações específicas de cada município, que servirão de subsídios aos estudos já efetuados pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos sobre a RMC como um todo. A Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, avaliou que "a proposta tem fundamental importância por ir ao encontro da necessidade atual da sociedade e tem sido uma constante reivindicação dos Prefeitos da RMC".
Para o prefeito Clayton Machado, "a linha férrea, quando corta a cidade, representa riscos e grandes transtornos. Um novo traçado, em várias cidades da RMC, deslocando a malha ferroviária para regiões afastadas do adensamento urbano, se faz necessário. Nossa gestão agora é no sentido de que os estudos para melhoria da malha ferroviária sejam realizados em um prazo menor, diante da urgência de buscarmos soluções no campo da mobilidade urbana".
A reunião teve a participação do Secretário Adjunto de Desenvolvimento Metropolitano – Gilberto Nascimento, da Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, do Presidente do Conselho e Prefeito de Vinhedo – Milton Serafim, do Prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, de 12 prefeitos da RMC e representantes do Estado.
Projetos - Durante a reunião, a Diretora Ester tratou de projetos disponibilizados pelo Governo do Estado em benefícios dos municípios. O projeto Creche Escola disponibiliza recursos de R$ 1,5 milhão para a construção de creche em cada município da RMC. Já o Escola da Família está com inscrição aberta para que os municípios incluam novas escolas no projeto - que promove atividades dentro da escola nos finais de semana para integrar os pais na vida escolar dos filhos. O Estado também está subsidiando vagas de cursos técnicos em instituições de ensino particulares por meio do programa Vence. Podem participar alunos do 2º ano do Ensino Médio, matriculados na rede estadual de ensino. Sendo selecionado, o aluno participa do curso técnico concomitantemente às aulas do colegial. As inscrições estarão abertas de 1 a 10 de agosto.