Proposta prevê infraestrutura, saneamento e melhorias habitacionais para famílias em situação de vulnerabilidade
A Prefeitura de Valinhos recebeu, nesta semana, a confirmação de que o projeto de Reurbanização do Núcleo Urbano Informal Biquinha foi classificado no Novo PAC Seleções 2025 – Periferia Viva – Urbanização de Favelas, do Governo Federal. A proposta, registrada sob o número 56000001198/2025 e apresentada ao Ministério das Cidades em março deste ano, coloca Valinhos entre os 32 municípios contemplados em todo o Brasil. O município vai receber mais de R$28 milhões para investir na infraestrutura da Biquinha.
A iniciativa representa a realização de uma espera de quase 40 anos para as famílias que vivem no Núcleo Biquinha, em condições de vulnerabilidade social e habitacional. O objetivo é transformar a área em um núcleo com infraestrutura urbana completa, garantindo melhorias habitacionais, drenagem, redes de água e esgoto, além de recuperação ambiental, reduzindo as situações de risco e promovendo mais dignidade e qualidade de vida para todos.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Célia Leão, destacou a importância da conquista: “Esse é um passo histórico para Valinhos. Estamos garantindo acesso a recursos federais que permitirão transformar a realidade dessas famílias, oferecendo condições seguras e dignas para viver e se desenvolver. É consequência de um trabalho sério que chega como resultado de metas claras e objetivos definidos. Esse alinhamento entre propostas assumidas e agora executadas marca, de fato, um novo tempo para nossa cidade.”
Com a aprovação, o município avançará para a etapa de formalização junto ao Ministério das Cidades, definindo o cronograma das obras que vão beneficiar diretamente as famílias da região.